Construindo uma Análise                                    CURSO DE LETRAS  
Professora: Carina Adriele Duarte de Melo
Aluno: Kennedy Pessoa Barbosa
Licenciatura em Letras - 4º período
 




A logomarca e a sigla do Grupo Unis tenta através de sua simplicidade de formato e cores transmitir rápida informação e credibilidade sobre a instituição. Respeita toda uma métrica na sua reprodução com dimensão e tamanho predefinido como: altura, largura, verticalidade horizontalidade e proporcionalidade. Ainda não é uma marca consagrada e conhecida em todo o Brasil, principalmente por quem nunca teve contato com está entidade e tem pouco letramento. A maioria das pessoas não sabe do que se trata a logo e nem a sigla, se estas não vierem acompanhadas de mais informações.
A logo lembra a letra “E” maiúscula representando educação, cortada por um meteoro ou algo do gênero, deixando parte superior do desenho estremecida contrastando com a parte de baixo que é uniforme. A logo da forma como se apresenta alimenta interpretações enigmáticas e misteriosas, convidando a várias interpretações. A parte de baixo da figura tem a forma de um microscópio e o todo tem o formato de um livro, ambos remetendo a pesquisa, estudo e educação. Geometricamente temos um retângulo bem definido com seus ângulos retos, triângulo na parte superior e trapézio na inferior. Ao centro temos um cajado rústico que pode lembrar sustentação e guia, não acredito na intencionalidade desta visão, mas é algo que podemos notar ao observar o desenho em partes. 
A logo passou por diversas mudanças no decorrer dos anos para chegar ao que atualmente é hoje. A parte de cima é um ensaio de representação do mapa de Minas Gerais com suas linhas sinuosas, lembrando o Triângulo Mineiro (Nariz de Minas). Ainda na parte superior podemos ver também o triângulo que seria uma alusão à bandeira de Minas Gerais (LIBERTAS QUAE SERA TAMEN).
As cores usadas pelo Unis são predominantemente o azul em tonalidades diferentes e o branco, sendo estas as mais usadas também no meio comercial. Uma tônica proveniente de um meio dominado pelos homens, e o azul em se tratando culturalmente de Brasil é uma cor representativa do meio masculino. Pode ainda ter algumas versões restritas em preto variando para a cor cinza, que não são usualmente divulgadas em grande escala.
O azul por um lado significa harmonia, calmaria e tranquilidade e por outro é uma cor fria, monótona e depressiva. Representa a aristocracia de sangue azul, enquanto o que se quer passar é o direito de igualdade e democracia. O branco é a cor da paz, purificação, luz, espectro e limpeza. É o símbolo da espiritualidade, virgindade e inocência, enquanto prega a formação de cidadãos críticos e autônomos.
As duas cores nos remetem ao céu e mar. O mar com suas águas azuis e espumas brancas, e o céu na maioria das vezes com sua imensidão azul e nuvens brancas.
A logomarca foi preservada nas diversas unidades Grupo Unis enquanto a sigla sofreu várias mudanças para atender a legislação brasileira, o que acaba prejudicando o entendimento da maraca. Ocasionando variações de apresentação do Grupo Educacional Unis, que assume o nome da mantenedora FEPESMIG e suas variações como: FABE Faculdade Betim: (Antigo Unis Betim). FATEPS Faculdade Três Pontas: (Antigo Unis Três Pontas), o Unis Mantem o mesmo nome, Centro Universitário do Sul de Minas. FIC Faculdades Integradas de Cataguases. Se todos estes nomes pudessem ser unificados com certeza teríamos uma marca mais forte.
Quanto à tipografia:
Tahoma
Normal: A a ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXYZ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz 0123456789
Negrito: A a ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXYZ abcdefghijklmnopqrs tuwvxyz 0123456789
 
            Humanst521
Normal: A a ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXYZ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz 0123456789
Negrito: A a ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXYZ abcdefghijklmnopqrstuwvxyz 0123456789
 
            A sigla Unis pode ser atrelada ao verbo transitivo “Unir”, flexionado na segunda pessoa do plural do presente do indicativo. E pode abstrair os significados de: atar, ligar, prender, tornar somente um, aliar, combinar, associar, pactuar ao saber... Etc. A sigla realmente transmite o verdadeiro significado de unir as pessoas através da educação, formar grupos de aprendizagem e mediação do saber. O que fica claro também em sua Missão que é ”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua”. E sua Visão: "Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente". Levando em conta os seus Valores Institucionais: “Prestabilidade, Excelência e Inovação”, parece ficar faltando o principal dizer de sua sigla União.
            Ao fazer a analise discursiva da logomarca e sigla do Grupo Unis, não poderia deixa de ressaltar e informar a história desta entidade que certamente está ligada a sua marca.
“Nossa História”
O Grupo Educacional Unis, ao longo de seus 50 anos de atuação, sempre acreditou que a educação é um dos principais pilares para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. É um patrimônio que potencializa a realização de sonhos e contribui para o desenvolvimento da sociedade.
Através dos valores de Prestabilidade, Excelência e Inovação, crescemos e nos consolidamos como uma das principais e melhores Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, tendo sempre como foco auxiliar no desenvolvimento do Sul de nosso Estado. O Grupo Unis é uma organização sem fins lucrativos composto atualmente por aproximadamente mil funcionários, dez mil alunos e mais de 150 opções de cursos presenciais e a distância entre Graduação, Pós-Graduação e Cursos Técnicos.
Temos parcerias com mais de 1.000 empresas na oferta de programas de estágios, assessorias e consultorias, bem como relação com instituições educacionais dos Estados Unidos, Europa e América Latina; que viabiliza a oferta de programas de internacionalização (Mobilidade Acadêmica) e intercâmbio. O Grupo também firmou sólidas parcerias com o Exército Brasileiro, a Aeronáutica, o Ministério do Desenvolvimento Social, entre outras instituições privadas e governamentais.
 
UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas foi criado em novembro de 1979, resultado da fusão de duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig).
Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG - é uma organização não-governamental, cujo Estatuto Social foi publicado no Minas Gerais (Diário Oficial do Estado) no dia 18/09/75, tendo, portanto, 23 anos de sólida e fecunda contribuição ao ensino e pesquisa na Macrorregião do Sul de Minas Gerais, além dos outros 10 anos com o nome e estatuto de FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS.
A FEPESMIG é a entidade mantenedora do Unis. Localizado em Varginha, cidade-pólo da Microrregião do Baixo Sapucaí, onde estão as representações regionais de todos os órgãos da administração pública estadual e federal. A FEPESMIG tem como objetivos sociais permanentes: criar, instalar e manter cursos de ensino superior, em níveis de graduação e pós-graduação, de pesquisa e de formação profissional, em todos os ramos do saber técnico-científico.
A história da Fepesmig está intrinsecamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas. Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Fafi e de engenheiros mecânicos e químicos na Fenva, a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.
·         1979 - Início da Faculdade de Engenharia Mecânica de Varginha (Femva). Posteriormente, com a implantação do curso de Engenharia Química, a denominação foi alterada para Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva), sempre visando ao crescimento cultural do município e da região e ao cumprimento de seu papel de fomentadora do desenvolvimento social e humano de toda a comunidade que a cerca.
·         1990 - Em 7 de dezembro de 1991, cinco professores e um representante da comunidade, sob a liderança empreendedora do professor Stefano Barra Gazzola, assumiram a administração da Fepesmig, num contexto de esperança nos novos tempos e de crença na possibilidade de concretização de seus ideais, através de ações renovadoras das estruturas acadêmica e administrativa.
·         1993 - em momento de grande turbulência, professor Stefano Barra Gazzola assume a presidência e impulsiona a Fepesmig por um novo modelo de gestão. Em um processo de expansão jamais visto na história de Varginha, foram criados novos cursos, inauguradas novas instalações (bloco II, campus I), executados novos projetos e iniciada a fusão entre Fafi e Fenva.
·         1996 - Primeiro curso foi Licenciatura em Educação Física. No mesmo ano, a Instituição criou a FepesmigNet, o primeiro provedor de acesso à internet do Sul de Minas, em uma atitude pioneira, inovadora e ousada. Data deste ano também a inauguração de novas instalações no campus I (bloco III).
·         1997 - Criado o curso de Ciência da Computação.
·         1998 - O Campus I de Varginha ganhou o seu quarto e último bloco.
·         1999 - Implantação do curso de Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em 1999, foi a última investida da Instituição antes da fusão entre Fafi e Fenva e surgimento do Unis-MG.
·         2000 - No dia 21 de Novembro, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas.
·         2001 - Inauguração do Campus II de Varginha. A unidade localizada na rodovia que liga Varginha a Elói Mendes fora adquirida para atender especialmente ao curso de Educação Física, com infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades acadêmicas esportivas.
No mesmo ano, criado os bacharelados em Engenharia de Produção e Nutrição,.
·         2002 - Criação dos cursos de Administração (Comércio Exterior), Biomedicina, Fisioterapia e Serviço Social, e a implantação das unidades acadêmicas em Três Pontas, primeira fora de sede, com a oferta da Licenciatura em Normal Superior e o Bacharelado em Administração, e Silvianópolis, com o curso Normal Superior.
·         2003 - A Instituição tornou-se o primeiro centro universitário recredenciado do Brasil (Decreto Estadual nº 42.291, 23 de outubro de 2003), conquistando o período máximo de cinco anos para novo processo de credenciamento. No mesmo ano, foram criados os cursos de Bacharelado em Enfermagem (Varginha), muito requisitado para o déficit de profissionais de nível superior na área de Saúde, e de Licenciatura em Pedagogia fora de sede nas cidades de Cabo Verde e Nova Resende, em atendimento aos anseios de qualificação dos profissionais de Educação dos municípios da região.
·         2004 - A Unidade Acadêmica de Três Pontas implantava o Bacharelado em Direito.
·         2006 - O Sul de Minas ganhara a sua primeira instituição de ensino credenciada pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância. As licenciaturas em Letras, Matemática e Normal Superior acabaram com qualquer barreira geográfica entre a Instituição e o aluno.
Ainda neste ano, foi criado em Varginha o curso superior de tecnologia em Marketing e alteradas as denominações de Gestão de Micro e Pequenas Empresas para Processos Gerenciais, Secretariado Executivo Trilíngue para Secretariado, Segurança e Meio Ambiente para Gestão Ambiental e Logística de Transportes e Distribuição para Logística. Fora sede, a Instituição implantou novos cursos em Alterosa (Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior), Candeias e Guapé, com a Licenciatura em Pedagogia.
·         2006 - O Bacharelado em Biomedicina foi classificado como o segundo melhor curso do Brasil (IDD - Enade 2006). A Licenciatura em Educação Física posicionou-se entre os 40 melhores cursos do Brasil (Enade 2005), assim como a Licenciatura em Pedagogia (Enade 2005), que conquistou classificação dentre os 60 melhores avaliados do país. No Sul de Minas, os bacharelados em Ciência da Computação (Enade 2005) e Serviço Social (Enade 2004) tornaram-se referência pelas melhores avaliações. Além de mais conceituado na região (Enade 2006), o curso de Administração (Comércio Exterior – Varginha) conquistou recomendação do Conselho Regional de Administração (CRA). Os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição acima das médias estadual e nacional. Os cursos do Unis-MG são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, órgão máximo de Minas Gerais.
·         2007 - Unis-MG recebe o Prêmio Qualidade Latino Ibero Americano – Excelência da Educação, pela Associação Brasileira de Qualidade, e o Prêmio Iberoamericano à Excelência Educativa, concedido pelo Conselho Iberoamericano em Honra à Qualidade Educativa. O Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, outra honraria de grande importância, foi outorgado ao Unis-MG em reconhecimento a projeto de extensão universitária.
·         2008 - Início da construção da Cidade Universitária numa área de 150 mil metros quadrados próximo ao Campus II, atendendo depois de concluído mais de 7 mil alunos. No mesmo ano, o curso de Educação Física foi considerado o melhor entre as particulares do país. Publicidade e Propaganda, Comércio Exterior e Pedagogia são destaques no Prêmio Melhores Universidades da Editora Abril, como os melhores cursos do estado. Ainda em 2008 recebeu o prêmio Latino-americano da Qualidade, recebido no dia 29 de novembro, na cidade de Viña del Mar, no Chile.
·         2009 - Em maio é inserido o curso de Engenharia Civil.
·         2010 - No ano de seu 10º aniversário, o Unis se transforma no Grupo Educacional Unis, sendo constituído pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG, Faculdade de Betim - FABE e Faculdade de Três Pontas – FATEPS.
O reconhecimento e a fortificação da marca de uma entidade educacional perpassa por todos os sujeitos envolvidos na educação, consequentemente é um símbolo a ser construído e reconstruído no decorrer da história de uma instituição de ensino. Logo, essa marca não pode ser algo pronto e acabado, pois o que se espera é a quebra de paradigmas, modernização e contextualização. 
 
Referências
WIKIPÉDIA – A enciclopédia livre. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2016.

DÍCIO - Dicionário Online de Português. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/unis/> Acesso em: 22 maio 2016.
 
UNIS – Grupo Educacional do Sul de Minas. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2016.
 
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001. Disponível em: Acesso em: 22 maio 2016.
ORLANDI, E. P. Diluição e Indistinção de Sentidos: uma política da palavra e suas consequências sujeito/história e indivíduo/sociedade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas, SP, Pontes, 2012. 239p.
UNIS, Grupo Educacional do Sul de Minas. Manual da Marca Grupo Educacional Unis. Varginha, MG. Disponível em: < http://portal.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2015/09/manualdemarca.pdf> Acesso em: 28 maio 2016.
 
 Kennedy Pimenta 🌶