Fundamentos da Teoria Literária (Conceitos Básicos)

Alguns conceitos básicos da Teoria Literária que merecem a atenção do estudante:

- Literariedade: Conjunto de traços característicos que possibilitam considerar um texto como literário, é constituída pelas metáforas, as metonímias, as sonoridades, os ritmos, a narratividade, a descrição, os personagens, os símbolos, as ambiguidades e alegorias, os mitos e outras propriedades.

- Narrativa: Processo em que determinados seres inventados (personagens) exercem uma certa ação (enredo), articulada no tempo e num ambiente.

- Poema: Texto escrito em linha chamadas versos, que deleita e comove, com métrica e ritmo, rimas e outras sonoridades, imagens ou conteúdo da imaginação, emoções de um "eu" lírico.

- Drama: Escrito para ser representado no palco de teatro. Pode ser uma tragédia, uma comédia e ainda um "drama burguês contemporâneo, entre outros.

- Mimesis: Termo aristotélico que significa "imitação". A mimesis literária faz uma "desrealização": o poeta parte, quebra, fissura a realidade para poder recriá-la utopicamente.

- Catarse: Descarga emocional, nervosa, energética, que alivia ou purifica tensões. É a consequência da tensão provocada pelos elementos do texto.

- Cânone: Conjunto de obras escritas, da literatura universal, ou particularmente de uma literatura nacional, considerado como o modelo literário a ser seguido, por ser a "melhor" representação da linguagem e da cultura pela crítica literária.

- Modos de Imitação: Para Aristóteles, em sua obra "Arte Poética", a imitação teria três modos: a epopeia, composta de prosa narrativa; a tragédia, composta de prosa narrativa e diálogos e o ditirambo, composto de versos. Estes modos, mais tarde, originaram os gêneros literários.

- Oralidade: Termos que se refere à produção original de textos verbais mediante o uso do aparelho fonador humano, implicando construção de texto independente do suporte escrito. Pelas características de sua gênese, o texto oral, mesmo que transcrito, apresenta índices de fala: marcadores conversacionais, digressões narrativas, presença de interlocutores, marcas supra-segmentais, entre outras. Para alguns teóricos, existe uma Literatura Oral, consolidada em textos narrativos próprios de uma cultura, e que, por mais que sejam transcritos, têm origem na oralidade.

- Literatura Oral: Conjunto de narrativas, canções, costumes, produções folclóricas originadas na tradição oral, transmitidas de boca em boca, através de gerações, e que refletem a cultura popular de um determinado grupo social, em dado território.

- Poiesis: Palavra grega que significa "ação de fazer, ação de criar algo ou alguma coisa", pela imaginação e por meio da linguagem. Conceito que corresponde à capacidade do escritor ou literato de ser criativo com as palavras e expressões, de ser inventivo com a linguagem verbal.

REFERÊNCIAS

SAMUEL, Roger. Novo Manual de Teoria Literária. In: SAMUEL, Roger. Conceitos Básicos da Teoria Literária. Petrópolis, 2002. p.7-12.

FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Teoria do Texto Poético. Belém: EDUFPA, 2008. 141 p.