Sobre o Haikai

Conheça a estrutura sonora do Haikai. O Haikai Japonês tradicionalmente consiste de 17 sílabas poéticas, ou sons, divididas em três frases: 5 sons, 7 sons e 5 sons. O haikai evolui com o tempo, e a maioria dos poetas não adere mais a essa estrutura, tanto no Japão quanto em outros países; os haikais modernos podem ter mais do que 17 sílabas ou muito menos que isso. [1]

As sílabas poéticas se baseiam na extensão, enquanto que o on (a sílaba poética japonesa) é uniformemente curto. Por tal motivo, um poema de 17 sílabas poéticas pode ser muito maior do que um poema tradicional japonês, isso quando lidamos com o conceito de que o Haikai deve criar uma imagem mental a partir de poucos sons. Ainda que o uso do 5-7-5 não seja uma regra vital para o Haikai, é este o método tradicionalmente ensinado para crianças na escola.

Ao decidir quantos sons ou sílabas você quer usar no seu Haikai, mantenha em mente a ideia de que tal poema deve ser expresso em um fôlego só. Em Português, isso quer dizer que o poema terá algo entre 10 e 14 sílabas. [2] Tome, por exemplo, este haikai do novelista americano Jack Kerouac:

Neve nos sapatos

Abandonado

Ninho do pardal.

Elidia Almeida
Enviado por Elidia Almeida em 25/08/2014
Código do texto: T4936947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.