Comentários sobre IMITE A SUA FÉ – Testemunhas de Jeová (2013)

Ninguém Te Ama Como Eu - CANTO LINDO!

Arménio Rodrigues

Publicado em 18 de set de 2010

Olhe para a cruz...

Não há cristianismo sem Cruz, nem ressurreição, sem Jesus!

https://www.youtube.com/watch?v=G9kKYe_Jm3c

_______________

Comentários sobre IMITE A SUA FÉ – Testemunhas de Jeová (2013)

Resposta de J B Pereira (2017) Baseados na fé da Igreja Católica com dois mil anos, fundada por Jesus e os apóstolos, segundo a exegese bíblica e a tradição hermenêutica, podemos comentar e ponderar os seguintes aspectos do livro acima.

1 Coríntios 11

1Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo! Reverência na adoração 2Eu vos elogio porquanto em tudo vos lembrais de mim, e vos tendes apegado fielmente às tradições que vos transmiti. 3Entretanto, desejo que entendais que Cristo é o Cabeça de todo homem; o homem, o cabeça da esposa; e Deus, o cabeça de Cristo. …

2 Tessalonicenses 2:15

Sendo assim, irmãos, permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, tanto de viva voz, quanto por meio das nossas cartas. Oração de Paulo pelos crentes

2 Tessalonicenses 3

6Caros irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos que vos afasteis de todo irmão que vive sem trabalhar e, portanto, não de acordo com a tradição que recebestes de nós. 7Porquanto, vós mesmos sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não vivemos de forma ociosa durante o tempo que estivemos convosco, …

Resposta de J B Pereira (2017) O livro Imitar a sua fé (2013) apresenta uma leitura boa e agradável, embora se distancie da fé católica em alguns pontos:

1. Preferimos javé a falar ou escrever Jeová.

Javé em W. Gruen (1984, p. 41): O PEQUENO VOCABULÁRIO DA BÍBLIA, Ediçoões Paulinas

JAVÉ é o preferido entre os nomes de Deus no Antigo Testamento. o Tetragrama YHWH, sonorizado ou vocalizado, latinizado pelos massoretas em IaHWeH ou Javé, que quer dizer "Deus está aí - a presença libertadora de Deus no seu povo. A forma abreviada IA aparece em nomes próprios hebraicos, como: Ananias, Elias, Isaías, Jeremias, Zacarias e a expressão Aleluia. Javé = EU SOU! (Dirigido a Moisés).

O Senhor está no "El" de Isra+EL, Rafa+EL, Mika+EL, Gabri+EL. O judeu fala Senhor fora do templo, como Adonai. Porque o nome de Deus é Sagrado!

(Pe. W. Gruen, p 41)

______________

J B Pereira

Abaixo se observa que há uma tendência forte por escolher Javé, porque "O argumento mais usado é que se o Nome de Deus fosse Jeová, não se falaria aleluia (Hallelu Yah) e, sim, aleluieo (Hallelu Yeho)."

_____________________________

“Os livros da Torá e do resto da Bíblia hebraica (exceto Ester) contêm a palavra hebraica. Com base nas letras hebraicas, sua pronúncia em hebraico seria algo como Yahweh. Judeus religiosamente observantes são proibidos de pronunciar o nome de Deus, e ao ler o Tanakh eles usam a palavra Adonai (Senhor).”.

________________________

“Eu sou O que sou”, é uma tradução do hebraico, do chamado Tetragrama, o Nome Inefável de Deus.

O Tetragrama YHVH, que latinizado, seria JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel;. É formado pelas consoantes Yud, Hêi, Vav, Hêi e era escrito da direita para esquerda; ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes – sozinho ou em conjunção com outro “nome” – no Texto Massorético do Antigo Testamento.

https://domvob.wordpress.com/2011/05/30/estudo-sobre-deus-pai-como-se-escreve-o-nome-de-deus/

_______________________

“O Senhor” (Adonai) ou “Elohim” (outro nome de Deus, designando a Sua Misericórdia, como o Tetragrama designa a Sua Justiça).

_____________________________

"O nome de Deus. Javé, Jeová ou YHWH?

FONTE: http://duvidas-catolicas.blogspot.com.br/2013/01/o-nome-de-deus-jave-jeova-ou-yhwh.html

“Dominus Vobiscum (O Senhor esteja conovosco!)

Quando Deus Se revelou a Moisés, e ele perguntou a este mesmo Deus qual seria o seu nome, Deus respondeu: Eu sou O que sou. Este nome, traduzido como “Eu sou O que sou”, é uma tradução do hebraico, do chamado Tetragrama, o Nome Inefável de Deus.

O Tetragrama YHVH, que latinizado, seria JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel. É formado pelas consoantes Yud; Hêi ; Vav; Hêi e era escrito da direita para esquerda; ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes – sozinho ou em conjunção com outro “nome” – no Texto Massorético do Antigo Testamento.

A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega (LXX). Aqui, o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Em pelo menos um caso, foram encontrados em fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do 1.º Século a.C.) onde o Tetragrama YHWH é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27). É importante frisar que em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do 1.º Século d.C. em diante, começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa “Senhor” (neste caso, escrito em letras maiúsculas) e por Theós, que significa “Deus”. Foi devido a isto, a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.

Segundo o livro bíblico de Génesis, foi o Deus YHWH que se revelou ao semita Abrão(depois chamado de Abraão) em Ur, na Baixa Mesopotâmia. Historicamente, surge aqui o princípio do monoteísmo hebraico no interior de uma sociedade fortemente politeísta.

O Deus YHWH é deste modo identificado como a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico. Era o Deus de Adão, de Abel, de Enoque e de Noé. Era o Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra. É também chamado por Adonaí (Soberano Senhor), Elohím (Deus, e não deuses, visto que trata-se de plural majestático), Ha Adhóhn (o [Verdadeiro] Senhor), Elyóln (Deus Altíssimo) e El-Shadai (Deus Todo-poderoso).

Assim, o Deus YHWH se assume como um deus familiar, o “Deus de Abraão, de Isaque e Jacó”, protetor da linhagem do “descendente” de Abraão. De seguida, torna-se no Deus das 12 tribos de Israel. É o Deus Libertador do povo de Israel da escravidão no Egipto e quem o faz conquistar a terra de Canaã. Para tal, revela-se a Moisés, a quem entrega seus Dez Mandamentos no monte Sinai. Para sua adoração e cumprimento de sua Lei, são constituídos sacerdotes os da tribo de Levi, ou Levitas, sob a liderança do Sumo Sacerdote, da linhagem de Aarão.

Guarde bem esse “tetragrama”. E não esqueça: O Deus que você crê tem um nome!”

Javé ou Jeová?

“Os judeus sempre tiveram respeito extremo ao nome de Deus. Não pronunciar o nome de Deus em vão sempre foi um dos mandamentos e os judeus levavam isso muito a sério. O Tetragrama YHVH (que nós vimos no estudo anterior) só era pronunciado na festa do Yom Kippur.

Yom Kippur era uma festa judaica que comemorava o dia do pleno perdão de Deus ao povo hebreu pelo pecado do bezerro de ouro.

“É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur.”

Pois bem. O nome de Deus nunca era pronunciado pelos judeus, a não ser nesse dia e apenas pelo Sumo-Sacerdote. Ele entrava no Santo dos Santos do Templo e sussurrava o nome. E isto era visto como algo extremamente perigoso. O Sumo-Sacerdote entrava no Santo dos Santos com uma corda amarrada no pé, para ser puxado para fora em caso de morrer lá dentro, o que certamente ocorreria se ele estivesse impuro. Se ele morresse lá, ninguém gostaria de entrar nem para apanhar o cadáver. Foi esse aliás o fim de muitos Sumo-Sacerdotes judeus, que pereceram impuros ao pronunciar o nome de Deus.

Para evitar pronunciar o nome de Deus, os judeus, ao lerem as Escrituras, pronunciavam no lugar do Tetragrama a palavra “Adonai”, que significa “Senhor”. É muito comum encontrarmos na bíblia os termos “O Senhor” (Adonai) ou “Elohim” (outro nome de Deus, designando a Sua Misericórdia, como o Tetragrama designa a Sua Justiça).

Mas o respeito dos judeus era tão grande que além de nunca pronunciar o tetragama eles não usam a palavra “Adonai”, ou sequer a palavra “Elohim” ao falar de Deus fora da oração. Se for necessário traçar a diferença entre uma e outra (como ao comentar a oração ou um texto bíblico), eles dizem “Adokai” ou “Elokim”. Ao tratar de Deus em outras ocasiões, normalmente são usadas as expressões “Cadoch Barurrú” (que pode ser traduzida como “O Santo, louvado seja Ele”) ou simplesmente “Rachem”, que significa “O Nome”.

O resultado disso é que a verdadeira pronúncia do Nome de Deus foi perdida. Como a língua hebraica não tem vogais (elas são escritas apenas em textos bíblicos, não em jornais ou livros, e são sinais parecidos com nossos acentos, colocados embaixo, em cima e ao lado das letras), qualquer tentativa de pronunciar o Nome de Deus não é 100% de certeza.

Porém a grande parte dos estudiosos acredita que o termo mais correto seja “Yaveh”.

O argumento mais usado é que se o Nome de Deus fosse Jeová, não se falaria aleluia (Hallelu Yah) e sim aleluieo (Hallelu Yeho)

Hallelu Yah = Gloria a Yahweh.

Hallelu Yeho = Glória a Yehowah (Jeová).

Traduzindo: “Deus seja louvado”. “

___________________________________

W. Gruen e http://duvidas-catolicas.blogspot.com.br/2013/01/o-nome-de-deus-jave-jeova-ou-yhwh.html

Reeditado em 14/10/2017

Código do texto: T6142671

Classificação de conteúdo: seguro

2. CAPÍTULO DEZESSETE: - “Eis a escrava de Jeová!” (2013, p. 145 -152)

Resposta de J B Pereira (2017) - Parágrafo: Nº 1: “Bom dia, altamente favorecida, Jeová está contigo.” — Lucas 1:26-28.

A bíblia de Jerusalém prefere “Ave, Cheia de Graças, o Senhor é contigo.”

A Vulgata (Bíblia em Latim): “Ave, gratia plena, dominus tecum.” Lucas 1:26-28

Resposta de J B Pereira (2017) Nº 2 “Assim, parecia que tudo já estava planejado — ela teria uma vida simples, apoiando seu marido José e criando filhos com ele. “Maria, Mãe de Jesus” (João 19:25-28), durante a anunciação, o Anjo Gabriel quis fazer somente a vontade de Deus. Antes já fora instruída no templo e conhecia as Escrituras. Quando prometida a José deseja formar família sim. Mas, Deus quis para ela um futuro e sonho totalmente diferentes. Ela foi a única mãe de um único Filho de Deus: Jesus. E não teve outros filhos. A Bíblia fala irmãos do Senhor como parentes e primos de Jesus, contemporâneos como os apóstolos. A Bíblia não fala de filhos de Maria em nenhuma passagem. Porque: 1º). Aos 12, José e Maria retornam a Jerusalém para procurar Jesus. E onde estariam os outros filhos? O episódio não fala e nem cita outros irmãos de Jesus. 2º). Na Cruz, Jesus entrega Maria, Mãe do Senhor, a João, o Discípulo Amado. Se tivesse outros filhos ou irmãos de Jesus, logo Jesus não diria a João as palavras de João 19:25-28:

"E, junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe:

- Mulher, eis aí o teu filho.

Depois disse ao discípulo:

- Eis aí tua mãe.

E desde aquela hora, o discípulo a recebeu em sua casa.

Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede."

Jesus, único Filho de Maria. Os primos de Jesus! O mistério da Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo. "Os pecados contra o Espírito Santo não serão perdoados!"

http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/6141629

Resposta de J B Pereira (2017) Parágrafo: Nº 5: “... ela ficou “profundamente perturbada” com suas palavras e se perguntou qual era o significado desse cumprimento incomum. (Luc. 1:29)” Humanamente, diante do visitante ou o anjo, Maria ficou assim porque não sabia de que se tratava e como Deus realizaria seu plano de amor nela para salvar a humanidade contra o pecado, a morte e o demônio.

Lucas 1:29 - Bíblia Online - nvi

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/1/29

29 Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Lucas 1:29. Velho Testamento. Gênesis • Êxodo • Levítico ...

Gostei fim do Parágrafo: Nº 5: “Maria não presumiu orgulhosamente que tinha o favor de Deus” Sim, era humildade e soube ouvir ao anjo para fazer a sua escolha livre ou seu fiat ou sim. E no Magnificat ou canto de louvor, Maria reconhece seu Senhor e Deus que preparou o povo e a ela para seu projeto salvador. Deus fez nela maravilha e ela é reconhecida por isso em todas as gerações até a volta de Jesus.

Por isso, ela é sem pecado e foi libertada do pecado por causa dos méritos de Jesus – o nosso Salvador. Não é bom para o plano de Deus que Deus escolhe uma mulher com pecado e Jesus – sem pecado – Fruto bendito de Maria, Virgem e Mãe (preparada por Deus desde toda a eternidade para ser tão-só e unicamente a Mãe do Senhor, a Nova “Eva” ou a Imaculada conceição como Gênesis 3, 15: Puríssima bondosa e "Árvore cujo fruto é Jesus” – que muda o nome de Eva a primeira mulher pecadora em “Ave – Cheia de Graça!”, nascesse de uma mulher pecadora, impura, com pecado. Esse mistério é grande - digo em relação a Cristo e a Igreja, que somos todos nós, pecadores desde o nascimento, todos temos o pecado original, das origens de Eva e Adão.

Gênesis 3, 15 Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”.

Apocalipse 12:17 “Então, irou-se tremendamente o Dragão contra a mulher e partiu para atacar o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. E assim, o Dragão se colocou em pé sobre a areia do mar. “

Lucas 1, 41 “Assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou plena do Espírito Santo. 42E, com um forte grito, exclamou: “Bendita és tu entre todas as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre!43Mas, qual o motivo desta graça maravilhosa, que me venha visitar a mãe do meu Senhor? …”

Parágrafo: Nº 8 do Imitar a sua Fé: “Embora fosse imperfeita, como Maria poderia gerar um descendente perfeito?” (2013)

“Normalmente, os humanos passam a seus filhos sua condição impura e pecaminosa. Mas, nesse caso, Jeová faria um milagre sem igual. Ele transferiria a vida de seu Filho do céu para o ventre de Maria e depois usaria sua força ativa, ou espírito santo, para a ‘encobrir’, protegendo a criança de qualquer mancha do pecado. Será que Maria acreditou na promessa do anjo? Qual foi a sua reação?”

Resposta de J B Pereira (2017) Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalipse 12, modelo da Igreja. Esse milagre de Deus ou Javé em Maria, Mãe do Senhor, tem nome: Mistério da Encarnação do Verbo, o Logós de Deus em Maria, a IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA. João 1, 1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”

“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37.

Resposta de J B Pereira (2017) (Deus cumpre suas promessas e profecias: "Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emmanuel.” Isaías 7, 14) Ele nos ofereceu Jesus por meio de Maria, Cheia da graça, sem a mancha original, para conceber Jesus, sem mancha original, igualmente. Ambos foram preparados eternamente por Deus para a salvação de toda humanidade. Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalipse 12, modelo da Igreja.

Lucas 1:37 - Bíblia Online - acf

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/1/37

“Porque para Deus nada é impossível.” Lucas 1:37.

As profecias de Isaías sobre o Salvador

http://permanencia.org.br/drupal/node/342

Resposta de J B Pereira (2017) Se Maria é a Mãe de Jesus, único Filho de Maria, não tinha pecado original em vista dos méritos do Salvador, tinha, porém, as consequências do pecado original de Eva-Adão (as imperfeições do gênero humano: dores, cansaço, envelhecimento, etc. ). O importante é que nos trouxe Jesus, o perfeito Filho de Deus e participa dos méritos da paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Ela é cheia de Graça!

Parágrafo: Nº 9: Elisabete ou Isabel, mãe de João Batista, primo de Jesus. Isabel era prima de Maria, Mãe de Jesus.

Lucas 1:39-56 - Maria visita Isabel

39 E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 40 e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. 41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre! 43 E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisasque da parte do Senhor lhe foram ditas!

O cântico de Maria

46 Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. 51 Com o seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento de seu coração, 52 depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; 53 encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos, 54 e auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se a sua misericórdia 55 (como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade, para sempre. 56 E Maria ficou com ela quase três meses e depois voltou para sua casa.

Parágrafo: Nº 8 e 9 do Imitar a sua Fé: “Os céticos, incluindo alguns teólogos da cristandade, acham difícil acreditar que uma virgem pudesse dar à luz. Apesar de toda a sua instrução, eles não conseguem entender uma verdade simples. Como disse Gabriel: “Para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.” (Luc. 1:37) Maria acreditou nas palavras de Gabriel, pois ela era uma jovem de muita fé.” Imitar a sua Fé (nº 9)

Resposta de J B Pereira (2017) Essa parte nos faz acreditar em 5 pontos da fé cristã:

1. Maria é Virgem e Mãe segundo o desígnio de Deus para sempre e concomitantemente as duas realidades se ligam harmonicamente: Virgindade Imaculada e Maternidade Divina “porque para Deus nada é impossível”. No plano da Graça, Maria não era imperfeita: porque nos concebeu o Filho de Deus perfeito, perfeitamente, para nossa Salvação e nosso Libramento.

2 Maria é tão-somente a Mãe de Jesus e os outros são seus primos e parentes, segundo a Bíblia. A língua hebraica era pobre na indicação de graus de parentesco quando usava a palavra “irmão” (=‘ah), traduzida para o grego “adelphós” (irmão) depois traduzida por parente e seguidor de Jesus.

3. Maria concebeu Jesus – sem filho sem mancha, por isso, também foi preservada do pecado das origens de Adão e Eva. Não é bom para o plano de Deus, que nosso Senhor e Salvador, Jesus nascesse de uma mulher marcada pelo pecado original.

4. Maria é fiel, obediente e puríssima, nesse sentido, é modelo de mãe, seguidora do Senhor. Foi-nos entregue aos pés da cruz a seu discípulo Amado, João, porque Maria como viúva, era mulher sem outros filhos diante da Lei ou Torá. Coube a Jesus tomar essa iniciativa como direito de Filho único – para que ela não ficasse desamparada. Até nisso Jesus pensou cumprindo o 4º mandamento: “Honra teu pai e tua mãe; Deus abençoará a ti e a tua descendência ...” (Ex 20, Dt 5).

5. Maria esperou com coragem as promessas de Deus para Israel e a Igreja Primitiva: do Anuncio até a vinda do Espírito Santo, passando pelo seguimento de Jesus como ouvinte e seguidora fiel à morte de Jesus na Cruz... Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalípse 12, modelo da Igreja.

6. Negar tais verdades é negar o modo como Deus quer, profetizou, enviou seu salvador da Virgem Maria, sem pecado. “Os pecados contra o espírito santo não serão perdoados...” Ou seja, não se pode negar a verdade de Deus revelada como tal. Não falar, não divulgar, nem teimar sobre verdades da fé reveladas por Deus na Bíblia e na tradição apostólica que nos vêm até hoje na Igreja católica.

“Toda sorte de pecado e blasfêmia será perdoada aos homens”, disse Jesus Cristo, “mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada”. (Mateus 12:31)

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus". 1ª Co 1.18

'Será que eu pequei contra o espírito santo?' — BIBLIOTECA ON-LINE ...

https://wol.jw.org/da/wol/d/r5/lp-t/2007525

“Tudo por Jesus, nada sem Maria, nossa Mãe e Mãe do Senhor.”

“Longe de Maria, longe de Jesus.” (Pe. Zezinho)

Resposta de J B Pereira (2017) : Ser santo é ser diferente, seguir Jesus e seu Evangelho, dar testemunho de Jesus e com a vida e a palavra. Seguir os mandamentos atualizados pela autoridade de Jesus, o Senhor da Lei e da Nova Criação. Ser santo é procurar ser puro e ético. Reconciliar-se com Deus e os irmãos pelas obras de caridades. Puro e limpo só Jesus e a sua mãe. Somos todos pecadores e precisamos da graça de Deus por toda a nossa vida.

Parágrafo: Nº 14 e 15: Parabéns pelo texto em Imitar a sua fé:

“Deus tinha revelado a Elisabete que o filho de Maria se tornaria seu Senhor, o Messias. Além disso, ela foi inspirada a elogiar Maria por sua obediência fiel, dizendo: “Feliz também é aquela que acreditou.” (Luc. 1:39-45) De fato, tudo o que Jeová tinha prometido a Maria ia se cumprir!

A amizade de Maria e Elisabete (=Isabel) foi uma bênção para elas

15 Depois disso, Maria falou, e suas palavras foram cuidadosamente preservadas na Palavra de Deus. (Leia Lucas 1:46-55.) No registro bíblico, esse é o trecho onde ela mais se expressou, e suas palavras revelam muito a seu respeito. Mostram seu grande apreço ao louvar a Jeová por abençoá-la com o privilégio de ser a mãe do Messias. Mostram a profundidade de sua fé ao falar de Jeová como alguém que rebaixa os soberbos e os poderosos e ajuda os humildes e os pobres que procuram servi-lo. Também dão uma ideia do conhecimento que ela tinha. Segundo certa estimativa, ela fez mais de 20 referências às Escrituras Hebraicas! *

16, 17. (a) Como Maria e seu filho mostraram uma atitude que precisamos imitar? (b) A visita que Maria fez a Elisabete nos lembra de que bênção?

Resposta de J B Pereira (2017): Esta é a economia ou projeto de Deus em Jesus no seio virginal de Maria ou a Nutrição Divina, não obstante muitos não acreditarem no tempo de Jesus e até hoje alguns teólogos e líderes religiosos, mesmo a Bíblia nos ensinando sólidos ensinamentos de fé e moral. Maria é espiritualmente forte em Deus, serva de Deus e rainha no Apocalipse 12, modelo da Igreja.

Sobre os Evangelhos: Resposta de J B Pereira (2017)

Mateus vê o Messias e a sua descendência se realizando em José, Filho de Davi. Jesus é o novo Filho de Davi para a salvação do Povo. É o Messias!

Marcos – Começa com o Batismo de Jesus e a necessidade de crer em Jesus o Messias segundo Isaías.

Lucas focaliza Maria a Mãe de Jesus e a sua infância. A fuga ao Egito.

João Começa com o Logos ser Deus e apresenta os sinais de Jesus: As botas e Maria na Cruz como mãe adotada por João, o discípulo Amado.

Parágrafo: Nº 9 : “Deus tinha milagrosamente feito com que ela engravidasse.”

Resposta de J B Pereira (2017) : Admitamos que se é milagrosa a gravidez de Isabel – Prima de Jesus; logo, é especialíssimo Maria ser preservada do Pecado, ser mãe de Jesus, ser única mãe do único Filho de Deus na Terra. Maria, não teve intervenção ou participação sexual de nenhum homem e nem de José para o nascimento virginal de Jesus por obra do Espírito Santo.

“Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus.” (Luc. 1:35)

Deus é o mesmo. Eu sou o que sou! Êx 3.14-15. “Javé não muda!” (Mal. 3:6)

“Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre.” Hb 13.8.

"Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso". Ap 1.8 (...)

“E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” Ap 1.17-18.

"Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro". Ap 22.13, (...)

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8..24)

"E disse a Jesus: Senhor; lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Lc 23.42-43. ( Jo 5.24; Rm 8.1-2).

CAPÍTULO DEZOITO - Ela tirou “conclusões no seu coração”

https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/verdadeira-fe/maria-jose-belem-nascimento-de-jesus/

Parágrafo: Nº 11: “As mulheres do mundo todo entendem bem o que Maria passou. Uns 4 mil anos antes, Jeová havia predito que as mulheres sofreriam dores durante o parto por causa do pecado herdado. (Gên. 3:16) Nada indica que Maria era uma exceção. O relato de Lucas é bem discreto, por assim dizer puxando uma cortina de privacidade em torno daquele momento. Diz apenas: “Ela deu à luz o seu filho, o primogênito.” (Luc. 2:7) De fato, o seu “primogênito” havia nascido — o primeiro dos muitos filhos de Maria, no mínimo sete. (Mar. 6:3) Mas ele sempre se destacaria. Ele não era apenas o primogênito dela, mas o “primogênito de toda a criação” de Jeová, o Filho unigênito do próprio Deus. — Col. 1:15.”

Resposta de J B Pereira (2017) : Com o corpo de mulher Maria é igual a toda mulher! Mas, por obra de Deus e seu plano soteriológico ou salvífico e pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi preservada do pecado original, sem a mancha original dos pais Eva E Adão. As consequências do pecado em seu corpo ela sofreu como dores e sofrimentos... Primogênito não necessariamente tem que ter outros irmãos, por isso Maria não teve outros filhos – só Jesus!

Resposta de J B Pereira (2017) Ele é o Unigênito de Deus na criação: único dos nascidos de mulher, sem mancha ou pecado. Único Filho natural de Maria e sobrenatural de Deus: verdadeiramente homem e Deus – Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade – Deus em 3 pessoas: o Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo. Ele pertence “à Geração ou à Linhagem da Mulher” apontada por Deus para vir dela o Salvador. Ela é “a Mulher que vai ao deserto e tem um menino”, Jesus como no Apocalipse 12.

“Creio em Jesus Cristo, um só seu Filho (seu único Filho), Nosso Senhor,

Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, que nasceu de Maria Virgem” https://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_dos_Ap%C3%B3stolos

Lindo texto: O nascimento de Cristo

9 Maria deve ter dado um suspiro de alívio quando avistou Belém. Ao subir as encostas dos montes, passando por olivais — entre as últimas safras a serem colhidas —, Maria e José talvez tenham pensado na história daquele pequeno povoado. A cidade era insignificante demais para ser contada entre as cidades de Judá, assim como havia dito o profeta Miqueias; mas era o lugar onde nasceram Boaz, Noemi e, mais tarde, Davi, todos mais de mil anos antes.

Uma visita encorajadora

14 De repente, uma comoção interrompeu aquela cena pacífica. Pastores entraram às pressas no estábulo, ansiosos para ver a família e, em especial, a criança. Esses homens estavam cheios de emoção, seus rostos irradiavam alegria. Eles tinham vindo correndo dos montes, onde estavam vivendo ao ar livre cuidando dos seus rebanhos. * Os pais da criança ficaram curiosos para saber o que estava acontecendo. Então, os pastores passaram a lhes contar a experiência maravilhosa que haviam acabado de ter. Lá nos montes, durante a vigília da noite, apareceu repentinamente um anjo. A glória de Jeová brilhou em volta deles, e o anjo lhes disse que o Cristo, o Messias, tinha acabado de nascer em Belém. Eles encontrariam a criança deitada numa manjedoura, enrolada em faixas. Daí, aconteceu algo ainda mais impressionante: apareceu uma poderosa multidão de anjos, louvando a Deus! — Luc. 2:8-14.

Resposta de J B Pereira (2017): Jesus realizou a profecia de Miqueis. Nasceu em uma aldeia insignificante no tempo de Herodes, o Grande, e à margem do templo e do Império Romano.

Miquéias 5, 1 O líder de Israel será ferido na face, com uma vara! 2“No entanto tu, Bete-Lechem, Belém, Casa do Pão; Ephrathah, Efratá, Frutífera, embora pequena demais para figurar entre os milhares de Judá, sairá de ti para mim aquele que será o governante sobre todo Israel, cujas origens são desde os dias da eternidade!”

Mateus 2:6 ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti sairá o Guia, que como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’”.

Mateus 2:1 Após o nascimento de Jerusalém: Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, eis que alguns sábios vindos do Oriente chegaram a Jerusalém.

_______________________

SUGESTÃO DE OUTRAS LEITURAS:

• IMITAÇÃO DE CRISTO – KEMPS:- 1 Coríntios 11,1Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo!

• Cury, Agusto. Jesus, o Mestre dos mestres - Jesus, o Maior Educador da História - Análise da Inteligência de Cristo, vol. 1, Editora Sextante.

“Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte. Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão.” Agusto Cury

https://www.saraiva.com.br/o-mestre-dos-mestres-jesus-o-maior-educador-da-historia-analise-da-inteligencia-de-cristo-1-1416620.html

___________________________________________

Igreja Pentecostal Sal Da Terra

7 de maio de 2016 • São José dos Pinhais, Paraná •

Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Lucas 1: 42

Mãe é...

Leitura Lucas 1-39-45

Vemos neste texto duas mulheres bem diferentes: Maria e Isabel. Esta tinha idade avançada (Lucas 1.7) e Maria uma jovem de aproximadamente 16 anos.

Isabel era casada com o sacerdote Zacarias e tinha o sonho de ser mãe embora fosse estéril. Já Maria ainda era solteira e talvez nem pensasse nisso.

Como é ser mãe?

No encontro destas duas mulheres às vésperas de serem mães, vamos aprender um pouco sobre ser mãe e suas 7 características baseado neste texto:

1- Mãe é ESFORÇADA: v.39

Maria teve que subir as altas montanhas de Judá pra ir a casa de Isabel. Naquela região quando se fala em altas montanhas, são altas mesmo e de difícil acesso. Por isso ela teve que se esforçar para isso.

Uma mãe faz tudo por seu filho, dá o de melhor que tem e tira de si própria para agradar um filho.

2- Mãe é EDUCADORA: v.40

Maria saudou Isabel. Isso mostra sua educação.

O tempo todo a mãe educa seus filhos. Quando um jovem pergunta o que é a ‘consciência’, as vezes digo: ‘é a voz de sua mãe falando bem baixinho o que deve fazer quando esta prestes a errar’. Sempre lembramos das coisas que nossas mães nos ensinam.

3- Mãe e TEMENTE A DEUS: v.41

Só de ouvir Maria saudando-a, Isabel tremeu sentindo o Espírito Santo, porque era temente a Deus.

Toda mulher testemunha da mudança em seu coração e sua vida depois que teve um filho. Porque através deste milagre que e ser mãe aprende muito a temer diante da presença do Senhor.

As experiências dolorosas da vida e a dependência de Deus para com o cuidado dos filhos fazem da mãe uma pessoa mais temente a Deus.

4- Mãe é ABENÇOADORA: v.42

Isabel abençoou Maria com palavras abençoadas.

Da mesma forma toda mãe sabe abençoar seus filhos e desejar o melhor para eles.

Que de seus lábios saiam palavras de vida!

5- Mãe é RESPEITO: v.43

Isabel manifestou respeito à pessoa de Jesus chamando-o de Senhor.

Toda mãe ensina o respeito a seus filhos e é digna de ser respeitada.

6- Mãe é ALEGRIA: v.44

Isabel sentiu Alegria ao receber Maria.

Uma mulher ao ser mãe paga um preço muito alto, mas tem alegrias que ninguém mais tem. Como sentir gerar o filho dentro de si, ver a criança crescer, se formar e principalmente quando é um servo de Deus.

Filhos: dêem alegria para suas mães!

7- Mãe tem PROMESSAS DE DEUS: v.44

Isabel confirmou a Maria que as promessas feitas pelo Senhor se cumpririam em sua vida.

Para as mães Deus tem promessas especiais baseadas nas orações que foram feitas desde que a criança foi gerada em seu ventre.

Deus tem promessas para as Mamães!!!

Para as mães deixamos esta mensagem do que aprendemos com elas a cada dia!

Parabéns e que Deus abençoe a todas as mamães🌸 🌺 🌼 🌻

_________________

J B Pereira e BIBLIA DE JERUSALÉM e https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/verdadeira-fe/maria-jose-belem-nascimento-de-jesus/
Enviado por J B Pereira em 15/10/2017
Reeditado em 16/10/2017
Código do texto: T6143429
Classificação de conteúdo: seguro