Análise do livro: Torne Suas Aulas de Português um Momento Agradável,2011.

O livro apresenta em cinco partes, 17 sugestões e reflexões sobre maneiras de aprimorar as aulas de português, bem como orientar o professor a como tornar esses momentos bem agradáveis, dando um foco especial ao relacionamento professor-aluno. Sendo um livro muito bem elaborado e que demonstra uma concepção de língua interacionista que postula um sujeito que se percebe na qualidade de sujeito crítico, participante, e que assume posições de maneira consciente. O livro está organizado em unidades que abordam temas de gramática, de estratégia textual, ancoradas na pedagogia do encantamento, chamada assim pelo autor, o que é uma nova maneira de enxergar o texto. Os temas seguem com metodologia, criatividade, preconceito linguístico, ideologia e autoestima textual. Todas as sugestões são voltadas para que as aulas sejam agradáveis e que e que tenha a consideração de que o aluno é um ser humano de merece respeito e admiração, utilizando como professores estratégias de caráter pedagógico, linguístico, psicológico e sociológico em nossas aulas.

“O professor pode deixar marcas profundas e duradouras nos alunos. Ou simplesmente passar despercebido. Como diz com muita lucidez Henry Adams: ‘Um professor afeta eternamente: ele jamais pode dizer onde sua influência termina’. É verdade. Agora, essa influência pode tanto deixar marcas positivas quanto negativas, de acordo com o tipo de relação que o professor desfruta com os alunos: uma relação eminentemente hierárquica, em que o professor é a prepotência, a arrogância em pessoa, ao manter uma distância afetiva, intelectual e até física com os alunos; e uma relação humana, na qual sentimentos de afeição, de solidariedade encontram espaço para serem partilhados.” (Sérgio Sinka)*

*A relação entre Professor e aluno. Rio de Janeiro: Wak editora,2010,p.88.

Todo o conteúdo do livro é moldado por ações mais humanas, que muitas vezes não é cogitada nos componentes curriculares. Com isso, as expectativas, sonhos, preocupações e anseios são vistos como parte integrante do aluno dentro daquele espaço escolar, visando toda sua realidade. Primeiramente, saber a vida do aluno antes de ir imediatamente para lousa é um passo importante para determinamos resultados.

A parte II do livro trás uma reflexão do trabalho docente acerca da Metodologia e Criatividade, analisando em experiências próprias as impressões de quando éramos alunos e em como víamos nossas aulas de português e em seguida uma autoanálise de como são as aulas de português ministradas por nós. A orientação é trabalhar o otimismo dos alunos para a valorização das aulas, portanto trabalhar a troca de experiências de maneira global, enxergar o aluno como ser ativo, capaz de opinar e sobretudo, trabalhar de maneira a desenvolver o senso crítico dos alunos.Com isso existem textos propostos para e trabalhar em sala de aula verbos adjetivos e ao final deles perguntas críticas para fazer os alunos analisarem suas atitudes diante das situações propostas ao mesmo tempo em que o conteúdo é trabalhado.

A parte III ao trabalhar a gramática os temas são voltados para ao entendimento dos seus significados e o que significam no cotidiano, trabalhando ainda, a intencionalidade comunicativa dentro dos textos e as marcas linguísticas que acompanha.

As formas como as palavras são arraigadas no cotidiano dos indivíduos são determinantes para as várias maneira com que as pessoas se comunicam, um exemplo é a expressão : “ É pra mim ir na escola ? “ que é dentro da língua-padrão eleita como correta desta maneira : “É para eu ir à escola ?” causando muitas vezes espanto entre os falantes quando o contato com as exigências da língua. Para tanto, faz-se necessário observar que os alunos possuem muitas dúvidas em relação à como empregam a língua, e que na maioria dos casos se sentem desprestigiados por não fazerem uso de determinadas expressões, e ainda se consideram em alguns casos incapazes de dominarem tamanhas normas. Daí as diferentes maneiras de se trabalhar as palavras na sua totalidade, por exemplo, em como falamos, em como vimos em jornais e revistas e em outros meios de comunicação. E em geral, valorizando os saberes pré-existentes e deixando os alunos se manifestarem com suas ideias. Ensinar a variação linguística e abordados assuntos em que há explicações sobre o funcionamento da língua falada e escrita, bem como, das situações de uso da expressão oral. Os textos sugeridos, apresentam atividades envolvendo as classes gramaticais e servem como pretexto para o ensino de gramática.

E a partir das constatações, revelar a relação língua/história social, bem como a formação das sociedades e dos sujeitos participantes dela. O livro apresenta exemplos, de falares regionais, conversas informais e indica trabalhar com músicas, poesias, o que é muito produtivo para outras abordagens e práticas de exercícios. Importante verificar o trabalho que o livro é um auxílio produtivo para prática docente.

CONCLUSÃO:

Percebe-se uma abordagem do livro metodológico para atribuir às aulas de português mais dinamismo e prazer em estudar a nossa língua e permitir que nossa forma de ensinar leve aos alunos o entusiasmo de ter o contato com a língua que é a nossa fonte de comunicação e leva-la de maneira agradável para os alunos.

Contudo, a esperança continua a estar na figura do professor; este deverá garantir aos seus alunos o acesso à cultura e ao conhecimento de sua própria língua. O uso de estratégias é importante para inovar as aulas, isso significa dizer que houve um grande avanço para a promoção de um ensino de língua portuguesa, de maneira mais democrática e de acordo com a realidade e necessidade dos falantes. O material foi de grande experiência no contato com a língua e pode ser trabalhado de forma satisfatória nessa vertente linguística.

Gustavo Rocha
Enviado por Gustavo Rocha em 24/08/2017
Código do texto: T6094105
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