RESUMO DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

É um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um suposto futuro onde vive uma sociedade fictícia, as pessoas são condicionadas biológica e psicologicamente a viverem felizes com as regras e leis sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. Essa sociedade é desprovida de crença religiosa e valores morais, onde o bom senso não tem guarida, estão todos condicionados a obedecerem as regras pré estabelecidas. Quando por qualquer motivo o cidadão não se sentisse bem, todos os seus temores e anseios eram dissipados com o consumo de uma droga fornecida pelo Estado chamada “soma”. As crianças tinham educação sexual em idade precoce, o relacionamento e conceito de família são inexistentes. Para a sociedade civilizada, ter um filho era um ato obsceno e impensável, ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade.

Aldous Huxley descreve um mundo futuro onde as crianças serão concebidas e gestadas em tubos de ensaio nos laboratórios, em linhas de produção artificiais, com um controle total sobre o desenvolvimento dos embriões pelos cientistas do Estado. Já no estado embrionário essas crianças recebiam doses de drogas, as quais iam determinar o comportamento e capacidade intelectual e física. Independente qual fosse sua casta as pessoas não nutriam ambição em ascender socialmente.

É uma sociedade na qual são valorizadas as pessoas que tem inteligência, o desenvolvimento da ciência tem aplicabilidade nas vidas das pessoas como por exemplo o morrer com longa vida porém sem as marcas do tempo em seus rostos, sem as doenças que nos apavoram, estas no Admirável Mundo Novo, são eliminadas na decantação, na formação do pequeno ser em laboratório. Neste mundo não se tem o problema de aumento populacional desordenado, porque as pessoas são programadas para existirem de acordo com a necessidade da sociedade da época.

A ideologia disseminada na população era de que todos eram felizes ao cumprirem seu papel na sociedade, dividida entre Alfa, Beta, Gama, sendo que cada classe se vestia com a cor de roupa previamente determinada. Mas havia uma controvérsia, longe desse “paraíso” havia uma outra civilização, considerados selvagens por não fazerem parte do mundo moderno, nessa sociedade eles não eram condicionados, e qualquer cidadão que freqüentasse o outro lado eram descriminados.

Admirável Mundo Novo, retrata a disseminação da ideologia da classe dominante sobre os dominados na sociedade daquela época e também na atual, veiculadas principalmente pelos meios de comunicação, os quais interferem de forma decisiva no agir e pensar de uma população massificada, na qual uma pequena parcela conscientizada tenta lutar contra, porém com poucas chances de êxito.