São Bernardo - Graciliano Ramos

O texto abaixo é uma reflexão a respeito do livro de Graciliano Ramos.

***********************************************************

CUIDADO! Esta resenha possui revelações do enredo do livro. Não recomendo a leitura, caso não tenha lido o livro ainda.

***********************************************************

Tentarei não revelar muitos detalhes da história para não prejudicar quem não leu ainda.

Diferente do que se encontra na wikipedia, a história de São Bernardo gira em torno de Paulo Honório, e não da sua relação com Madalena.

Paulo é um sujeito que depois de muito esforço consegue sair da sua condição miserável para se tornar um homem de respeito na região onde mora. Ele constrói o seu império utilizando da sua experiência de vida, da intimidação e eliminando, quando necessário, alguns de seus inimigos. Talvez o leitor ache que o sr. Honório seja um canalha devido a descrição na frase anterior, mas engana-se. Paulo Honório é só mais um homem que tenta defender o que sofreu para ganhar. Em nenhum momento do livro ele rouba alguém (Ele é roubado).

O problema de Paulo é que ele subestimou o conhecimento daqueles que o rodeavam e isto foi, ao meu ver, o motivo da sua ruína. É aquilo que o professor Olavo de Carvalho diz: "Nunca dê dinheiro a um idiota porque ele sempre vai acabar fazendo merda". E foi o que aconteceu.

Se existe uma lição implícita e gritante no livro é: "Nunca confie em um comunista: ele vai fazer da sua vida um inferno". O grande vilão do livro é o Luís Padilha: quem colocou as idéias subversivas na cabeça dos empregados do Paulo? Foi ele. Por mais que Madalena fosse uma professora que pensasse em ajudar as pessoas, nota-se que suas idéias afloraram devido ao convívio com o Padilha que ainda fazia fofoquinhas a respeito da vida do protagonista. O cara era um filho da puta mesmo. Paulo quase o expulsou de São Bernardo, mas lembre-se do que eu disse no parágrafo anterior: Luís conseguiu ludibriá-lo facilmente, ele continuou acreditando que a mulher estava tendo um caso e Madalena decide, por fim, se matar. Um conselho: Se tiver um filho, não coloque o nome de Luís Padilha.

Nota do livro: 9

arcmaster
Enviado por arcmaster em 31/07/2017
Código do texto: T6070441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.