Count Zero (William Gibson) [Trilogia do Sprawl]

Antes de tudo, é bom esclarecer:

"O que é a Trilogia do Sprawl?"

R: Uma famosa série de literatura cyberpunk, escrita por William Gibson, um dos fundadores deste subgênero.

"Em que ordem devo ler?"

R: Segue abaixo a ordem de leitura e também links para as respectivas resenhas:

1º) Neuromancer - Resenha: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/6065003

2º) Count Zero (Trilogia do Sprawl) - Resenha: (neste post, mais abaixo)

3º) Mona Lisa Overdrive (Trilogia do Sprawl) - Resenha: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/6065005

***

NOTÁVEL EVOLUÇÃO DE GIBSON, ESCRITA SUPERIOR A DE NEUROMANCER

Talvez o melhor argumento esteja em Neuromancer, que criou o universo Cyberpunk da trilogia do Sprawl (ou não, já que entre 1981 e 1982 o autor já havia escrito 3 contos, os quais ainda não li: Johnny Mnemonic, New Rose Hotel e Burning Chrome), mas no quesito escrita e narrativa, Count Zero se sai melhor, proporcionando uma leitura muito mais aprazível (e olha que já li Neuromancer duas vezes!). Eu até poderia arriscar e dizer para galera que não leu nada, começar por Count Zero, é inegável que Neuromancer contém uma importante base. Mas se você já tentou ler o primeiro e não conseguiu terminar, experimente Count Zero e, se gostar, considere Neuromancer como um livro “prólogo”.

O grande “upgrade” está em trazer uma narrativa, de forma paralela, por meio de 3 personagens diferentes, quais sejam: Turner (um mercenário), Bobby (aspirante a cowboy, “hacker”) e Marly (gerente de galeria de arte). O alternância destes personagens ao longo dos capítulos não deixa, em momento algum a leitura cansativa, sempre prendendo o interesse do leitor a respeito de para onde irão convergir.

O livro preenche bem áreas diversas, ação, investigação e mistério, incursões na matrix e uma intrigante relação entre tecnologia e religião, criando espécies de “cyber orixás” (para fazer uma analogia). Pequenos detalhes secundários de Neuromancer são aprofundados e melhor explicados neste segundo livro da Trilogia do Sprawl.

Na parte final, o livro fica bem empolgante. Isto aliado aos capítulos curtos e constante alternância de pontos de vista, que vão “descobrindo o véu” da trama, só deixará o leitor sossegado ao virar a última página.

Obviamente, para melhor entendimento, o livro exige uma familiaridade do leitor com os termos utilizados. Portanto, é altamente recomendável ler o Glossário antes de iniciar a leitura e sempre consultá-lo quando algo não estiver claro.

Ficha Técnica:

Título: Count Zero

Autor: William Gibson

Tradução: Carlos Angelo

Edição: 1ª

Editora: Aleph

Ano: 2008

ISBN: 978–85–7657–050–9