Livro: O Caçador De Pipas

O caçador de pipas é um best-seller, obra criada pelo autor Khaled Hosseini, a história do livro se passa no Afeganistão, como tema central encontram-se apreensões de culturas e diferenças sociais juntamente as experiências de imigração entre os personagens para os EUA.

Uma história forte com demonstração de sentimentos heterogêneos, como o medo, a bravura, perseverança, compaixão e lealdade, encontrados em personagens tão distintos e sincronicamente similares.

Resenha do livro

O livro é narrado em primeira pessoa, se passando na década de 70, se focaliza primeiramente na amizade de duas crianças, que cresceram juntos, independentemente das diferenças sociais entre elas.

Amir e Hassan são essas crianças, o primeiro é um garoto afegão de família prestigiada do Afeganistão, destacado por sua procura de aprovação pelo seu próprio pai e o segundo é um hazara de lábio leporino, que não sabe escrever ou ler, é associado por coragem e benignidade.

Na história do livro há uma competição de tradição de caçadores de pipas que marca o início do inverno em Cabul, onde os dois amigos (Amir e Hassan) participam e os dois vencem, frase dita de Hassan para Amir na ocasião: "Por você, eu faria mil vezes".

Para o amigo ter a pipa azul como um troféu, Hassan se apressa para ir atrás da pipa, e some. Amir procura seu amigo Hassan, que o encontra sofrendo abusos pelo grupo dirigido por Assef (um garoto com opiniões neonazistas), em meio a toda aquela cena de agressividade, Amir tem a ocasião para provar sua fidelidade e passar por cima dos seus próprios temores para socorrer seu amigo, mas ao invés disso, apenas testemunha escondido o terror da cena.

"Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado"

Consumido pela culpa, ele resolve que a melhor maneira é manter segredo e para que não sofra com sua própria atitude covarde ao olhar para Hassan toda vez, Amir decide se afastar de uma vez por todas, o incriminando de um roubo culpando Hassan.

"Existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente a variação do roubo. Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa, o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça […]"

Ali e Hassan vão embora, ressentidos pela falsa acusação e orgulho, mesmo contra a vontade do pai de Amir e não se veem nunca mais, mas esse sentimento de culpa e transgressão segue com Amir por toda a vida. Valerá a pena perder o que lhe é tão precioso por ter escolhido se acovardar?

"Sempre dói mais ter algo e perdê-lo do que não ter aquilo desde o começo."

Após essa série de acontecimentos, o episódio se passava na época da guerra contra a Rússia, Amir e seu pai decidem escapar para os EUA, passam a viver de um modo mais simples e desafiador no subúrbio, uma parte de adaptação com outra cultura, mudanças e transformações na vida de Amir, onde ele passa a ver a vida mais amplamente de onde estivera habituado. Tempos mais tarde, Amir já é adulto e casado.

Depois de tempos se passarem, Amir recebe uma carta, que o levam de volta para o seu passado, Amir então decide fazer diferente da primeira vez que teve em uma situação que lhe exigiu solidariedade, dessa vez ele está determinado a se redimir pelos erros e culpas do passado, embora jamais pudera apagar ou mudar o rumo por suas decisões, carrega consigo uma oportunidade de recomeço.

Ao longo da carta é feito um pedido para que Amir volte ao Afeganistão, lhe contam sobre a vida de seu velho amigo, e depois de muito resistir consigo mesmo ele volta pro seu país e resgata o filho daquele que tanto sentiu culpa pelos seus atos passados, fazendo a descoberta que Hassan era ligado diretamente por laços de sangue com ele. Hassan era na verdade irmão de Amir.

"...descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar".

Uma história emocionante, permeada com desventuras, mostrando que muitas vezes só reconhecemos nossos valores e conceitos quando realmente colocados em prova, com a relevância de escolhas importantes ao longo da vida, que nos afetam e levamos conosco, seja os traumas ou as culpas, composto pelos sentimentos de querer fazer o que é certo, mas também a coragem exigida para fazer.

Uma mesclagem de ficção (que nos levam a pensar sobre o autêntico sentido de princípio, e que em um mundo com tantas distrações, estamos sensíveis a esquecer o eu realmente importa na vida) acompanhados aos fatos históricos reais como cenários ao fundo sobre o Afeganistão.

Red Linces
Enviado por Red Linces em 26/06/2017
Reeditado em 26/06/2017
Código do texto: T6038193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.