O ATLAS DO AMOR

O romance conta a história de três pessoas que estavam cursando a pós graduação e em determinado momento se conhecem e se transformam em amigas. Depois, uma delas tem uma gravidez não planejada e elas se juntam para cuidar do bebê, contando com a ajuda de outros amigos que conhecem ao longo dessa jornada.

Li este livro em duas semanas... Claro que minha idealização de vida era poder ler em dois dias, mas infelizmente não consegui devido a correria diária.

Super me identifiquei com a história pela reflexão que ela nos passa. Vou citar alguns pontos para incentivar alguém à uma possível leitura:

Personagem:

Janey: Narradora da história, personagem centrada, acolhedora, equilibrada, aquela que estende a mão a todos a sua volta. Ela é capaz de priorizar as pessoas em nome da fidelidade e do amor ao próximo. Adorei essa personagem, pude me ver na situação dela em muitos momentos. Também conheço uma pessoa de minha família que agiu e age muito parecido com essa personagem. Ah, ela é PROFESSORA DE LITERATURA...ensina sobre contos, filmes, períodos literários e realmente é apaixonada pelo que faz.

Katie: A amiga de Janey, super centrada em seus princípios e em sua fé em Deus. Cumpre exatamente o que acredita ser uma verdade em sua vida. Anseia por um casamento de acordo com a vontade de Deus. Se decepciona algumas vezes; mas quando aprendeu a confiar mais em Deus e a pensar mais no bem do próximo do que em si mesma, seu sonho foi realizado.

Jill: A amiga que engravidou. Passou por momentos difíceis, pois o pai do bebê era muito jovem e não conseguiu lidar com a situação de forma madura. Ela contou com a ajuda de suas duas amigas e de outros amigos. Por fim, não foi muito grata mas no final teve que reconhecer sua ingratidão e pedir perdão. Com isso aprendemos que muitas vezes fazemos o papel da Jill, somos ajudados e nem sempre somos gratos.

Jason e Lucas: Um casal homossexual que aprendeu a lidar com os preconceitos da sociedade e da família. A luta deles pela felicidade é o que mais impressiona. Nessa história podemos ver que não importa a condição social, racial, estrutura financeira ou sua opção sexual. O que de fato conta é o que você está fazendo com a sua vida e o quanto você estende sua mão ao próximo. Não quero entrar em detalhes de debates e posicionamentos, mas para este contexto, essa parte mostra que para uma sociedade mais justa é necessário mais amor e respeito uns pelos outros.

Daniel: Pai do bebê de Jill, que inicialmente sentiu-se imaturo mas teve tempo para repensar suas atitudes e a oportunidade de recomeçar. Quantos de nós temos a oportunidade de recomeçar quando supostamente cometemos tantos erros nesta vida?

Ethan: Grande amigo, professor de história que descobriu o amor em sua simplicidade e numa sintonia incrível, juntando a literatura com a vida.

Os pais e avós de Janey: Meu Deus! Que avó incrível...Como eu chorei, pois me remeteu à minha avó materna. Era igualzinha!!! Só mesmo quem já teve uma avó tão presente, consegue de fato entender como é importante uma avó por perto. Essa avó sabia das coisas, com sua simplicidade e com sua sabedoria, ela conseguia conduzir a sua neta Janey e depois os seus amigos, rumo ao conhecimento. Sua morte foi triste mas ao mesmo tempo, a situação não foi de melancolia, ea era consciente de sua realidade, ela não sofreu os males da doença conforme segundo ela, já tinha pedido para Deus. E os pais da Janey são simplesmente fantásticos, apoiando a filha em seus sonhos e orientando em suas dificuldades. Uma família que não é perfeita, mas que unida consegue vencer as revezes da vida.

Diane: Mãe de Jill. Uma pessoa que sofreu muito na vida para educar sozinha sua filha mas que em nada desistiu e conseguiu alcançar suas vitórias de mãe com maestria.

Atlas: O bebê de Jill que com sua inocência muda a trajetória de muitas vidas. Uma nova vida sempre renasce ao olharmos para um bebê e sua presença é um marco em nossas vidas. Vi isso com o nascimento da minha irmã, que hoje tem três anos.

Detalhe importante: As três amigas Janey, Katie e Jill são estudantes BOLSISTAS do curso de pós graduação. Pelos detalhes da história, acredito que são estudantes stricto Sensu (Mestrado), o que faz com que eu sinta muita sede para ler cada página, pois me vi em muitas cenas e sei perfeitamente como é a vida de um bolsista de pós graduação. Embora nós temos muito por fazer, conseguimos encontrar tempo para família, amigos e para viver de fato, para não sermos levados à loucura.

E, com essa história eu entendo de fato que....o conhecimento não significa nada se não tivemos o amor em nós e o amor pelos outros. Tudo passa, mas o amor fica.

Acho que nesses anos todos de leitura, nunca me vi tão impactada e tão chocada com um livro literário. Simplesmente fantástico.

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 18/04/2017
Código do texto: T5974678
Classificação de conteúdo: seguro