O PAÍS DO CARNAVAL, de Jorge Amado

Primeiro romance do escritor brasileiro Jorge Amado, o livro retrata o realismo social e cultural da época de sua adolescência. Marcada pela Revolução de 30, foi escrito ainda com seus dezoito anos e retrata, em debates filosóficos e conflituosos, o cenário de uma Bahia envolta em duvidas e impasses para com o sentido e o futuro da nação brasileira.

Num pais denominado pelo autor como incompreensível, um grupo de intelectuais rebeldes e ansiosos ganham a amizade e o companheirismo de Paulo Rigger, o herdeiro de um grande fazendeiro e personagem central da narrativa, que acaba de desembarcar em Salvador após um longo período em Paris. Em meio a bares e cafés, a inconsistência dos personagens expõem o tédio e o desespero daquela jovem geração que, entre o inicio da maturidade e o choque de ideias , procuravam encontrar uma compreensão sobre o sentido de suas vidas e a atual cena política em que o pais estava.

Com passagens muito atuais, a religião, o amor e a filosofia se misturam as fantasias dos foliões que buscam, sem sucesso, o final de um desfile de carnaval e de uma alienação popular.

Luiza Nova
Enviado por Luiza Nova em 28/03/2017
Reeditado em 28/03/2017
Código do texto: T5954504
Classificação de conteúdo: seguro