Polêmicas calculadoras para um mundo pacífico

D´AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação- Reflexões sobre Educação (e) Matemática. São Paulo, Summus, 1986

Mais uma vez, Ubiratan D´Ambrosio, famoso educador brasileiro, explica-nos a respeito da importância da contextualização (com todas as acepções que esta palavra pode ter) dentro do ensino e da aprendizagem da temida, reverenciada e- por que não dizer?- polêmica Matemática.

Utilizando-se de uma linguagem acessível a estudiosos e a leigos, o autor começa de maneira original, citando o compositor simbolista francês, Erik Satie (conhecido pela famosa "Gymnopédie"), que nos diz “On me disait, quand j´était petit: tu verras quand tu seras grand. Je suis un vieux monsieur, je n´ai encore rien vu” e introduz o significado da palavra ETNOMATEMÁTICA.

Grosso modo, trata-se da consideração do contexto histórico/social/econômico na Educação Matemática, a qual,de acordo com o próprio autor, tem sido “viciada, obscurantista e mistificada”. Como combatê-la, tornando-a acessível a todos? Simples:considerando três palavras-chave, ou seja, a Realidade, Sociedade e Ação em que se insere o indivíduo.

Durante a sua explicação, mostra também a relação entre a Linguagem “natural” e a Convencionada Básica para a resolução de problemas matemáticos, utilizando-se largamente de inúmeros exemplos e estudos.

O autor defende uma ideia que já rendeu uma série de polêmicas - o largo uso da calculadora por parte dos estudantes. O que se pode entender é que se trata de mais uma ferramenta que, se utilizada de forma criteriosa, pode resultar em um aprendizado mais rico e significativo.

Engana-se, entretanto, aquele que, ao ler os escritos do autor, tiver a crença de que ele se restringe ao estudo e à aplicação da Educação Matemática: o autor pretende muito mais do que isso. Apresenta-se a ideia de que o ensino de Matemática deva ser mais do que uma meta: ele pode e deve ser um meio para que se alcancemos o bem-estar coletivo e a paz mundial.

O verdadeiro educador demonstra altruísmo e uma preocupação com o futuro da humanidade. É essa característica que diferencia Ubiratan D´Ambrosio de tantos outros que se limitam a uma mera descrição de seu objeto de estudo.