Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Polêmicas calculadoras para um mundo pacífico

D´AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação- Reflexões sobre Educação (e) Matemática. São Paulo, Summus, 1986


       Mais uma vez, Ubiratan D´Ambrosio, famoso educador brasileiro, explica-nos a respeito da importância da contextualização (com todas as acepções que esta palavra pode ter) dentro do  ensino e da aprendizagem da temida, reverenciada e- por que não dizer?- polêmica  Matemática.
       Utilizando-se de uma linguagem acessível a estudiosos e a leigos, o autor começa de maneira original, citando o compositor simbolista francês, Erik Satie (conhecido pela famosa "Gymnopédie"), que nos diz “On me disait,  quand       j´était petit: tu verras quand tu seras grand. Je suis un vieux monsieur, je n´ai encore rien vu” e introduz o significado da palavra ETNOMATEMÁTICA.
       Grosso modo, trata-se da consideração do contexto histórico/social/econômico na Educação  Matemática, a qual,de acordo com o próprio autor, tem sido “viciada, obscurantista e mistificada”. Como combatê-la, tornando-a acessível a todos? Simples:considerando três palavras-chave, ou seja, a  Realidade, Sociedade e Ação em que se insere o indivíduo.
          Durante a sua explicação, mostra também a relação entre a Linguagem “natural” e a Convencionada Básica para a resolução de problemas matemáticos, utilizando-se largamente de inúmeros exemplos e estudos.
          O autor defende uma ideia que já rendeu uma série de polêmicas - o largo uso da calculadora por parte dos estudantes. O que se pode entender é que se trata de mais uma ferramenta que, se utilizada de forma criteriosa, pode resultar em um aprendizado mais rico e significativo.
          Engana-se, entretanto, aquele que, ao ler os escritos de Ubiratan D´Ambrosio, tiver a crença de que ele se restringe ao estudo e à aplicação da Educação Matemática: o autor pretende muito mais do que isso. Apresenta-se  a ideia de que o ensino de Matemática deva ser  mais do que uma meta:  ele pode e deve ser um meio para que se alcancemos o bem-estar coletivo e a paz mundial.
           O verdadeiro educador demonstra altruísmo e  uma preocupação com o  futuro da humanidade. É essa característica que diferencia  Ubiratan D´Ambrosio de tantos outros que se limitam a uma mera  descrição de seu objeto de estudo.

Roberta GM
Enviado por Roberta GM em 18/03/2017
Código do texto: T5944755
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Roberta GM
Santo André - São Paulo - Brasil, 38 anos
18 textos (206 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/04/17 22:14)