História dos Vampiros Das Origens ao Mito Moderno - Andrezza Christina Ferreira Rodrigues

História dos Vampiros Das Origens ao Mito Moderno.

Andrezza Christina Ferreira Rodrigues é professora universitária graduada em história pela PUC-SP,participou de diversos simpósios e publicou vários artigos e pesquisas ao longo de sua carreira. A partir de muita pesquisa a autora traz um estudo minucioso sobre os mitos e lendas acerca do fascinante e empolgante e solitário mundo dos vampiros,não apenas os vampiros romantizados, mas também os vampiros criados de acordo com o seu tempo e lugar ao longo da história.

O livro História dos Vampiros Das Origens ao Mito Moderno,traz uma intensa análise sobre esse ser sobrenatural que instiga as pessoas, ou por medo ou até admiração. O livro trata muito bem do tema se utilizando de diversas passagens ao longo do tempo explicando o que estava acontecendo na época e que tipo de medos,catástrofes e pestilências assombravam as pessoas nos lugares onde os vampiros aparecem.

Logo na introdução do livro a autora deixa claro suas influências, assim como seus objetos de pesquisa ,que é tanto documental, literário e cinematográfico. Fica claro também que o livro não pretende fazer uma apologia aos vampiros,muito menos de Drácula ,que é o modelo recorrente na maioria dos casos e sim explicar as origens dos vampiros no cotidiano, durante a história e como o mito foi modificando junto com a própria humanidade.

Isto posto,somos levados até às origens ancestrais do vampiros, o antigo mundo grego. Os gregos antigos acreditavam em seus mitos e os respeitavam, posto que, durante muito tempo houve o culto aos deuses. Esses gregos adoravam o belo e o que fosse visto como diferente do seu ideal de beleza era tratado como ruim ou amaldiçoado pelos deuses. A partir de então, temos dois exemplos do que seria o incipiente do vampiro, sendo o deus Cronos que por absorver essências, interromper a vida seria um dos marcos do vampirismo, além do que, driblou o tempo. Outra personagem dessa época que é citada é a Lâmia, que após sofrer o castigo dos deuses passou a devorar a carne e a sugar o sangue, porém, diferente dos vampiros não está morta.

Durante a Idade Média houve um tentativa frustrada da igreja católica em refrear os escritos antigos, por acreditar que esses traziam informações fantásticas e perigosas sobre o pensamento humano, isso ,segundo a igreja,faria as pessoas duvidarem dos escritos sagrados e fugissem do caminho que eles consideravam essenciais para a salvação da alma. Entretanto,apesar de todos os conceitos cristãos, houve a necessidade de ir buscar nos escritos antigos as respostas para as diversas dúvidas que pairavam na mente do homem medieval. A morte a partir de então ganha um aspecto sagrado,onde o corpo e a alma eram separados e houve então um ritual de salvação da alma e com isso houve um cuidado maior com o corpo que deveria permanecer na sepultura com símbolos de proteção, como cruzes e anjos. Todos os cuidados com o morto era necessário para que o mesmo não não voltasse do além túmulo para se vingar dos vivos ou cobrar algo que não foi feito. Com as grandes epidemias assim como a precariedade da vida na Idade Média era comum imagens de desolação e morte por onde quer que se andasse e isso fazia com que imagens assustadoras enchessem o imaginário dessas pessoas, por essa razão o aparecimento de fantasma e espectros era constante e suas histórias iam sendo passada de pessoa a pessoa o que fazia aumentar o teor de terror e medo. Nessa época a figura do vampiro ganha suas primeiras formas.

Os humanistas do século XVIII ,conhecido como o Renascimento via a Idade Média como o período das trevas ,por conta da peste que assombrou toda a Europa e os intempéries causada pela falta de comida . Para tanto havia a necessidade de suplantar essas trevas com o novo e o moderno. Com isso houveram mudanças de conceitos e valores e o morto vivo se torna o expoente do medo ,por representar esse passado de trevas.

Vampiros, feiticeiros,bruxas e lobisomens foram identificados e classificados pelos iluministas do Renascimento, que mesmo duvidando não descartavam a existência desses seres havendo inclusive criado um livro onde se podia detectar um desse seres sobrenaturais, como saber se uma mulher é uma bruxa ou uma serva do satã. As mulheres foram as mais prejudicadas e as que mais sofreram através da purificação, pois bastava pouco para que fossem vistas como amantes do diabo. O demônio era o líder desses seres. Os lobisomens eram vistos como inimigos dos vampiros, pois ambos se alimentariam dos seres humanos.

Após uma análise minucioso sobre o vampiro no iluminismo, a autora conta como houve a caracterização estética do vampiro, como ele passou de um ser que devorava suas vítimas, para um ser sugador de sangue ,belo ,sedutor e poderoso.

Por fim a autora nos traz o Drácula moderno, o conde que vivia na Transilvânia e era temido e respeitado e que foi eternizado no romance de Branco Stoker. Nessa análise temos vários fatos históricos que são utilizados para explicar a narrativa utilizada na obra ,assim como suas particularidades para o desenvolvimento do mito do vampiro moderno. Temos então uma riqueza de detalhes de cada personagem da trama ,assim como o que cada um representa na época em que Bram Stoker escreveu sua história. Personagens como Harker,Mina,Van Helsing, Lucy e o próprio conde Drácula foram bem analisados para que possamos entender o papel de cada um para a sequência da trama. Isto posto,a autora revela outras obras que foram feitas com a influência de Bram Stoker, assim como novas tendências apresentadas ,como na saga Crepúsculo ( que eu não gosto, porque é muito teen,parece até a novela Malhação, só que com vampiros). Todos os novos vampiros vão ganhando novo fôlego com novas produções e seguidores.

O livro “ História dos Vampiros Das Origens ao Mito Moderno “ é, portanto, como o nome mesmo sugere, uma grande pesquisa sobre as origens mitológicas dos vampiros e como esse mito passou ao longo do tempo chegando até os dias atuais. Para tanto ,a autora Andrezza Christina Ferreira Rodrigues se utiliza de maneira brilhante de todo um material historiográfico para apresentar o mito vampiresco, onde para cada época há um medo diferente e com isso o vampiro também ganha uma forma diferente. Esse livro é muito bom para entendermos como um ser terrível causa tanta admiração até os dias atuais ,ganhando sangue novo sempre que requisitado, pois como sabemos ,o vampiro só entra em uma casa se for convidado.

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 13/03/2017
Código do texto: T5939237
Classificação de conteúdo: seguro