Resseção do terceiro capítulo do livro Ética Prática de Peter Singer

Assis Silva

Peter Singer é um dos mais intrigantes pensadores do século XX. Nasceu em Melbourne na Austrália em 1946. Tornou-se conhecido como representante da ética utilitarista.

Na sua obra Ética Prática, Peter Singer no terceiro capítulo diz que irá defender o princípio da igualdade na consideração de interesses de maneira a não limitar somente aos seres humanos, mas aos seres não humanos, ou seja, aos animais. Singer não está preocupado com a capacidade de falar ou da consciência dos seres humanos em relação aos animais e sim com a questão do sofrimento que ambos podem ter. O ponto de partida para a sua argumentação é:

“Se aceitarmos o princípio da igualdade como uma base moral sólida das relações com outros representantes da nossa espécie, teremos também de aceitá-lo como base moral sólida das relações com aqueles que não pertencem à nossa espécie... os animais não humanos”.

Não vejo o porquê se aceito o princípio de igualdade com os outros seres da minha espécie, devo aceitar a mesma coisa em relação à outra espécie (no caso aqui dos animais). Uma coisa é a defender a igualdade para as minorias (sendo da mesma espécie) ou raça. Outra bem diferente é ir além da espécie. Concordo com a não violência contra os animais, procurar evitar seu sofrimento, agora por em pé de igualdade com os seres humanos na consideração de interesses, isso aí é difícil de engolir.

REFERENCIAS

Singer, Peter. Ética Prática. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Cap. 3. p, 42.

Assis Silva
Enviado por Assis Silva em 10/02/2017
Código do texto: T5908632
Classificação de conteúdo: seguro