A língua de Eulália

Eulália é uma personagem secundária. A trama toda do livro se desenvolve em torno de quatro personagens: Irene Amaggio (Professora universitária aposentada de língua portuguesa e lingüística); Vera (estudante de Letras); Sílvia (estudante de Psicologia); e Emília (estudante e Pedagogia).

Partindo dos pressupostos de que toda língua varia e toda língua muda, Marcos Bagno, autor do livro, constrói a ideia de que no Brasil não se fala uma só língua, e que é um mito a unidade linguística do Brasil.

Bagno servi-se dos conceitos “Português Padrão (PP)” e ‘Português não-padrão (PNP) para defender a sua premissa de que a unidade lingüística do Brasil não passa de um mito. Edificando, assim, uma dicotomia da língua portuguesa do Brasil.

Ao associar os conceitos de “PP” e “PNP” da língua portuguesa aos contextos econômico, social e cultural do Brasil, este mesmo autor desmorona aquela dicotomia, afirmando que no Brasil o “PP” e o “PNP” não existem.

Alguns termos apresentados por Bagno como Rotacismo (na língua portuguesa, é uma tendência natural em transformar em R o L dos encontros consonantais), Ceceio (é quando um falante de português pronuncia as palavras colocando a ponta da língua entre os dentes), Yeísmo (na Espanha, em algumas regiões, o grupo LL é pronunciado “í”. O mesmo acontece com os falantes do português não-padrão) e Assimilação (é a força que tenta fazer com que dois sons diferentes, mas com algum parentesco, se tornem iguais, semelhantes) corroboram a exemplificação do autor e são, no meu entendimento, a maior apropriação que pode ser feita pelo leitor. Pois, a edificação e o desmoronamento da dicotomia, feitos por Bagno, são percebidos como elementos de contradição da defesa de sua premissa.

Este livro apresenta, de forma unilateral, uma disputa entre a classe linguística e a gramatical. Entretanto, é muito mais uma obra que traz em sua essência um forte apelo social na busca da erradicação dos preconceitos de toda ordem que recaem sobre os menos favorecidos da sociedade brasileira.