AO PÉ DA SERRA
 

   Acabo de fazer, através da leitura do recém-lançado livro da Maria Mineira, AO PÉ DA SERRA, um imaginário passeio pela maravilhosa Serra da Canastra, com sua magnifica paisagem, seu povo encantador na sua simplicidade, sua cozinha típica, trivial incomparável, frutas frescas, verduras colhidas na horta, ovos e frangos criados no quintal, tudo o que não encontramos nos mais requintados restaurantes das grandes cidades e, o mais importante, um povo hospitaleiro e bom, vizinhos que se conhecem e se ajudam, que se entendem e compartilham suas mútuas dificuldades que não são poucas nem pequenas.

   Tudo isso Maria nos conta, com toda sua cultura de Mestra da Língua Portuguesa, titulo que não a afastou da sua origem modesta da qual até se orgulha e, no seu livro, traz para bem perto de nós o sertanejo mineiro com seu típico linguajar, seus costumes, suas dificuldades, suas tristezas e alegrias.

   As historias que conta, verdadeiras, adaptadas ou criadas pela nossa escritora me proporcionaram momentos do mais puro encantamento e ao chegar a sua última folha me ficou aquele gostinho meio doce meio amargo de "quero mais".
  
   Causos de assombração como o da morta mal sepultada que assombrava quem passava por perto (ou seria tudo imaginação?).

  
   O marido recém-casado que resolveu trocar a esposa pela outra irmã.


   E também o causo da Gertrude, uma pitada de erotismo ingênuo e sem malicia.

   Mas quem quiser saber por que a simpatia da Expedita não deu certo precisa ler o livro.

   Leiam. Vocês vão se divertir com as trapalhadas dos mineiros do pé da Serra e ainda de quebra vão conhecer melhor a Maria do Carmo Oliveira Halfeld, a nossa querida Maria Mineira. 

1200325.gif
 


 
Maith
Enviado por Maith em 21/11/2016
Código do texto: T5830104
Classificação de conteúdo: seguro