Médico de Homens e de Almas

Este livro aborda a passagem pela terra daquele que é um dos quatro evangelistas da versão clássica da bíblia: o Lucas. Sua vida é narrada desde a infância até a maturidade, de forma muito detalhada e romanceada. A autora consegue colocar nas partes descritivas do livro poesia e beleza; mas também é bem notório sua visão bastante conservadora principalmente na forma de perceber a mulher.

No romance, Lucano encontra algumas personagens bíblicas em circunstâncias diversas da descrita no livro sagrado: o jovem rico, os reis magos, os apóstolos irmãos João e Tiago, o tetrarca Herodes e Maria de Nazaré são alguns deles. O mestre Jesus é mencionado apenas de forma indireta, uma vez que o evangelista nunca o encontrou pessoalmente e escreveu seu evangelho a partir de relatos de pessoas que tiveram o privilégio de se impressionar com a Sua presença.

Espere por livro bastante católico, mas que vale a pena se o leitor se desprender de preconceitos e tentar mergulhar mais fundo nos conflitos e descobertas do protagonista. Um fato que me tocou especialmente foi a forma com que a autora constrói alguns personagens cujas características são tão marcantes que ficamos com vontade de saber mais sobre eles: o educador Keptah, o pai adotivo Deodoro Cirino e a mãe de Lucano Íris.

As mulheres da vida de Lucano são permeadas de certa santidade: a Aurélia, a Íris, a Sara e a Rúbria. A medicina é por ele exercida com entrega e amor. Os momentos dos “milagres” são para mim o ponto alto da narrativa, sendo que, a santidade do médico é exercita sem a sua percepção, e por isso mesmo a sua revelia, já que o personagem, segundo a autora, se movimenta na lógica e na razão extremas. Cheio de conflitos e angústias tenta entender o mundo e Deus, mas sua profunda piedade e humildade o torna um cooperador na seara do Senhor. Leitura recomendada para todas as idades e credos.

Autora do Livro: Taylor Caldwell

OBS: Este texto não se trata de resenha e sim o compartilhamento de uma percepção pessoal sobre a obra.;)

Andréia Borges
Enviado por Andréia Borges em 16/11/2016
Reeditado em 17/11/2016
Código do texto: T5825345
Classificação de conteúdo: seguro