Educação?

  O texto em questão: Pedagogia da Práxis (capítulo 1) - Moacir Gadotti

No desenvolvimento de um trabalho dessa matéria maravilhosa que tem sido Filosofia da Educação, lendo sobre a educação atual e métodos pedagógicos, eis que sobrevêm um exemplo do autor (em questão: Moacir Gadotti), do humano que surge e surpreende nas condições mais desfavoráveis enquanto que há humanos que possuem todas as melhores condições para aparecer e fazer a diferença, mas não cumprem com essa expectativa. Tal exemplo e situação fazem refletir sobre o porquê isso ocorre. Em seu texto, Gadotti defende uma pedagogia baseada no diálogo e discorre sobre como a dúvida é um ato libertador na medida em que torna um indivíduo consciente de si e de sua existência. Inclusive, coloca esta como uma tarefa do próprio educador: duvidar do sistema educacional para investigar e pôr em prática todos aqueles "e se isso fosse diferente".

      O foco principal das discussões tem sido sempre em relação à escola: qual a carga horária de cada matéria, qual a melhor maneira de separar os conteúdos, qual a melhor maneira de dividir os alunos, etc. Quando o verdadeiro ponto de partida deveria ser o próprio aluno. Deveria-se levar em questão que cada aluno aprende de maneira diferente, que nem todos têm interesse por todas as matérias, que a educação não rende ao obrigar o aluno a fazer algo que ele não quer e ameaçar puní-lo caso não cumpra com tal obrigação. Esse tipo de atitude e empreendimento torna o humano condicionado a sentir o desagradável como meio para qualquer fim que escolher. Logo, acaba propagando essa ideia ao próximo mesmo quando não se torna um educador.

      E, nesse processo de tornar-se educador, para alguém que realmente está interessado em fazer um mundo melhor, é necessário passar por um processo de desconstrução. Isto é, desconstruir o pensamento de que todos devem passar pelo mesmo sistema, exatamente da mesma maneira e aprender a mesma coisa sempre. A educação deve partir do aluno e do interesse deste. Ao trabalhar com uma turma, isso parece não ser possível, porém, é apenas um caso de interesse daquele que educa de conhecer seus alunos como indivíduos além de como um grupo. Não se deve pensar como impossível a ideia de encontrar uma maneira de ensino que agrade tanto o individual quanto o grupo, apenas deve-se manter em mente como algo que não irá seguir um padrão. A educação é sempre a partir do diálogo, mas ela também estará em constante desenvolvimento, nunca permanecerá estática.

      A importância da dúvida filosófica ser apresentada aos alunos é para que estes se entendam como seres humanos e existentes, assim ajudando-os a encontrar uma maneira em que possam igualmente transmitir a dúvida dentro da área na qual têm interesse. Aquele que surgiu do nada, na verdade, não surgiu do nada. Ele emergiu da aceitação de sua realidade; da investigação da dúvida sobre qual caminho gostaria de seguir e o que gostaria de mudar; e, também, das tentativas realizadas para atingir seu objetivo. Enquanto que, aquele que não cumpriu com as expectativas não o fez porque estava apenas seguindo o que lhe foi imposto e nunca duvidando pois todos seus questionamentos foram reprimidos pelo medo da punição. Gadotti também defende a dúvida como benéfica visto que ela ajuda a encontrar e decidir o que é o essencial. Desse modo, a pessoa  encontra algo para que possa agir determinadamente em função disso.

      Uma vez que deseja-se a mudança de um sistema (educacional), é indispensável que todos os outros (social, político e econômico) mudem juntamente. Entretanto, não se pode esperar que isso ocorra de um dia para o outro. Talvez utilizar-se do otimismo na questão educacional pareça um pouco insensato, mas realmente é um processo que requer tempo e paciência. E é igualmente importante que não se perca a esperança. Ao prestar atenção nas eventualidades mundanas, consegue-se perceber mudanças sutilmente ocorrendo; mudanças as quais pode-se tentar auxiliar para seguir o melhor rumo possível.

Diana Lopes
Enviado por Diana Lopes em 11/11/2016
Código do texto: T5819958
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