Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI)

Primeiramente, vale ressaltar que a escola precisa oferecer condições para que o universo das Ciências seja apresentado aos alunos, fazendo com que eles saibam construir hipóteses próprias e elaborar ideias a partir da observação de fenômenos da natureza. O ensino por investigação oferece oportunidades para que os alunos possam analisar os problemas do mundo e elaborar estratégias para agir.

Para que seja possível elaborar uma sequência didática que contemple essa prática é preciso compreender como funciona o processo de construção do conhecimento científico. Em seus estudos, Piaget levanta alguns pontos de extrema importância para que seja possível compreender esse processo:

1. As questões e problemas propostos são importantes para que o indivíduo possa organizar seus pensamentos;

2. O trabalho intelectual é necessário para a construção de novas hipóteses;

3. É muito importante tomar consciência de suas ações para construir o conhecimento;

4. As etapas da explicação científica são relevantes – explicar o porquê do resultado de um problema.

Desta forma, pode-se refletir sobre os planejamentos elaborados para as aulas de

Importância da participação ativa do aluno, da interação entre eles, o papel do professor como elaborador de questões, ambiente encorajador,dar importância ao conhecimento prévio do aluno, conteúdo significativo, a relação da ciência, tecnologia e sociedade, e a passagem da linguagem cotidiana para a científica.

Camila Freire
Enviado por Camila Freire em 04/11/2016
Código do texto: T5813035
Classificação de conteúdo: seguro