A felicidade das borboletas

A obra conta a história de um dia muito especial que Marcela, personagem principal do livro, terá. O livro é quase integralmente narrado em primeira pessoa.

O livro começa com Marcela contando que o dia dela será especial porque pela primeira vez ela vai se apresentar dançando ballet. Sua fantasia é de borboleta e sempre que ela dança ao som da música da apresentação ela sente como se estivesse voando.

Marcela conta, também, como começou a fazer ballet e que as pessoas achavam estranho ela querer entrar para uma academia de dança, mas que no final convenceu a sua mãe.

Na academia de dança conheceu suas atuais melhores amigas que a ajudaram a ser uma bailarina e que mostraram para ela o que são borboletas e “como elas são felizes e livres”.

No final do livro ela conta que está se sentindo feliz e especial por poder entrar no palco e dançar como, segundo ela, as borboletas dançaram quando ela e suas amigas as soltaram.

"Eu sei que a plateia está cheia, pois posso ouvir muitas pessoas se movimentando, conversando. São nossos pais e amigos que vieram assistir a nossa apresentação. [...] Só queria que todas as pessoas que estão na plateia pudessem sentir o que eu sinto: que, mesmo sem poder ver com os olhos, posso enxergas a felicidade [...]" (SECCO, p. 17 e 13)

Na última página do livro, a autora conta que Marcela nasceu cega.

Durante a leitura do livro é possível saber que a história se trata de uma menina com deficiência visual, apesar da autora apenas fazer menção a deficiência na última página de seu livro.

"Marcela nasceu cega. Nunca viu o por do sol ou as coras de um jardim florido... Mas conhece o sorriso de seus pais e o abraço de seus amigos, pois Marcela é muito querida e amada. [...]" (SECCO, p. 6)

Ao longo do livro, percebemos que o livro não tem o objetivo de chamar a atenção para a deficiência e criar questões reflexivas sobre a mesma. Com o foco principal na inserção da menina ao ambiente novo, de forma simples e amigável, o livro perde a capacidade de ser discutido de forma que seu assunto principal seja a condição de Marcela e não sua apresentação de ballet, apesar de ser fundamental levar em consideração o meio e as condições que a personagem está inclusa para uma discussão mais extensiva.

Além disso, outro fato que chama a atenção é que Marcela é sempre retratada nas ilustrações com os olhos fechado, como uma forma de comunicar ao leitor a condição de deficiência nela presente.

Ana Clara Gonçalves
Enviado por Ana Clara Gonçalves em 01/11/2016
Código do texto: T5810057
Classificação de conteúdo: seguro