INUYASHA episódio 2: KAGOME versus INUYASHA

INUYASHA episódio 2: KAGOME VERSUS INUYASHA
Miguel Carqueija



Quando Kagome, a menina de quinze anos vinda acidentalmente do século XX, por ter caído através do Poço Come-ossos que comunicava, como um portal temporal, com a Era Sengoku Jidai (entre as eras Murumachi e Edo, em pleno Japão Feudal), libertou Inuyasha da flecha mágica disparada pela Alta Sacerdotisa Kikyou e que o selara por meio século na Árvore Sagrada, deu início a uma saga de consequências imprevisíveis. Kagome, dotada de misteriosos poderes psíquicos, trazia em seu corpo e sem o saber a lendária e poderosa Jóia de Quatro Almas, disputada no passado por Inuyasha e Kikyou. Esta, tendo sido ferida de morte pelo meio-youkai (Inuyasha, mestiço de humano, deseja os poderes da Jóia de Quatro Almas para se tornar um youkai completo), ordenou que queimassem a jóia com seu corpo. Isto foi feito e o objeto de cobiça dos youkais desapareceu... mas agora, cinquenta anos depois, ele foi acidentalmente trazido de volta pela garota do futuro. Kaede, irmã mais nova de Kikyou e tornada sacerdotisa em seu lugar, já agora uma senhora idosa e de aspecto rabugento, avisa a Kagome para não entregar a “Shikon no Tama” a Inuyasha, afinal Kikyou morrera lutando para que a jóia não caísse nas perigosas mãos de qualquer youkai, seres geralmente hostis aos humanos. Mas Inuyasha, depois de matar o youkai-lacraia que arrastara Kagome pelo poço, volta-se agora para a garota, ordenando-lhe que entregue a jóia... como visto no primeiro capítulo.


Resenha do episódio 2 — “Caçadores de Shikon no Tama” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem

Kagome Higusashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda


“Sou apenas uma garota da oitava série e nada tão estranho jamais me aconteceu antes.”
(Kagome)

“Por que não é um pouco gentil comigo?”
(Kagome)


O destino reuniu Kagome e Inuyasha numa jornada de perigo, amizade e heroísmo com um sem-número de desdobramentos, numa aliança improvável, pois Inuyasha, em seu primeiro encontro com Kagome, tentou matá-la. A sequência do confronto entre os dois é eletrizante, quando Kagome, com sua impressionante agilidade, consegue se esquivar dos golpes mortais das unhas de Inuyasha e Kaede por sua vez consegue lançar o seu “nenju” ou colar mágico que adere ao pescoço do meio-youkai, possibilitando Kagome a definir um comande vocal que controlará seu oponente. Kagome, pensando nas orelhas caninas de Inuyasha, grita “Osuwari!” (Senta!), comando para cachorros (afinal Inuyasha é um youkai-cachorro) e agora basta essa exclamação (só funciona pronunciada por ela) para arrojá-lo de cara no chão.
Mesmo sem poder derrotar Kagome, Inuyasha não desistiu e permaneceu na aldeia, e só então soube que Kikyou havia morrido há 50 anos (talvez mais, considerando o envelhecimento de Kaede), e soube que Kaede era a irmã mais nova (ou única) de Kikyou. Kaede também afirma ser Kagome a reencarnação de Kikyou e por isso a jóia estava em seu corpo. Mas Kagome não se considera tal e acha irritante ser comparada a Kikyou; Inuyasha tem como semelhantes os cheiros (sic) de ambas. O rumo da trama já pode ser pressentido quando Kagome, já tida por santa na aldeia, procura Inuyasha para repartir com ele as frutas que recebeu de presente. Para Kagome não era a ela que Inuyasha realmente odiava, mas a Kikyou, que o selara na árvore.
Mas, tendo se passado vários dias, a vibração da Jóia de Quatro Almas de alguma forma foi pressentida e logo se registram ataques de humanos e de um youkai-gralha (shibugarasu) que querem o objeto. Quando o youkai voador se apossa da pedra e a engole, ato que, pela absorção de energia, lhe dará mais amplos poderes, Inuyasha convence Kagome a disparar setas contra o inimigo, pois afinal Kikyou tinha sido uma grande arqueira. Kagome, que na sequência se preocupa mais em salvar uma criança de morrer afogada (nadando com a técnica do século XX enquanto os aldeões permaneciam inutilmente na margem) que em recuperar a jóia, após falhar duas vezes logra enfim atingir a criatura, mas a seta que mata o youkai também estilhaça a Jóia de Quatro Almas, dispersando incontáveis fragmentos luminosos pelo Japão.
Este o lance emblemático que dará início à jornada. Agora, por mais que briguem (apesar de que as brigas são provocadas pelo passional Inuyasha, pois a menina tem um natural meigo) o fato é que daqui para a frente Inuyasha e Kagome ficarão juntos para recuperar os fragmentos...

Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2017.