KOBATO episódio 23: Kobato se revela

KOBATO episódio 23: Kobato se revela
Miguel Carqueija


“Pungente” é como podemos classificar o penúltimo episódio do seriado de animação japonês “Kobato”. A menina que caiu do céu como uma mensageira da paz e do amor no mundo não pode mais ficar na Terra: o seu tempo de um ano, ou quatro estações, acabou, e o guardião celeste Usagi não deixa de lembrar. Ela aproveita seu último dia completo entre nós para induzir Fujimoto a um passeio de barco para descontraí-lo e fazer desaparecer o constante franzir de testa. Fujimoto, mesmo com o braço na tipóia, não quer dar o braço a torcer e insiste em se mostrar mal-humorado; mas não consegue maltratar a amiga. Kobato está a um passo de se declarar mas não lhe será facultado permanecer na Terra, apesar da frustração do Senhor Ioryogi, o ser do mundo de fantasia transformado em bicho de pelúcia por castigo, e que teve a incumbência de acompanhá-la. Com todo o seu mau humor, Ioryogi aprendeu a amar aquela garota que, segundo ele, só tinha de bom a felicidade e a honestidade...



Resenha do vigésimo terceiro episódio – O desejo de Kobato — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Porque isso aqui, Fujimoto-san, está sempre franzido! Porque eu quero que se divirta!”
(Kobato)

“É normal nos preocuparmos quem nos importa.”
(Kobato)

“Poder ficar ao lado de alguém é a coisa mais maravilhosa de todas.”
(Kobato)


É neste episódio que Kobato finalmente consegue encher de todo o frasco com as contas místicas referentes aos corações feridos que ela curou, sendo o último o de Fujimoto. Seu desejo deve ser cumprido conforme o contrato existente, ela deve seguir o seu destino embora tenha mudado o desejo: agora ela ama Fujimoto e deseja ficar com ele. Mas não será possível porque Usagi, o guardião celestial, só aceita cumprir o que foi previamente combinado.
Fujimoto, ao chegar no prédio onde ocupa um apartamento, é surpreendido com a notícia de que Kobato, que morava em outro ap, havia se despedido. Ele a procura e a encontra no parque, e então por fim a menina se revela, com a autorização de Ioryogi. Este fala com Fujimoto, que fica naturalmente assombrado ao constatar que um bicho de pelúcia fala. Ioryogi manda então que Kobato mostre a ele o que existe em sua cabeça. Kobato retira o chapéu e torna-se visível, flutuando acima dos cabelos, uma coroa luminosa. “Ela está morta”, informa Ioryogi.
O que realmente aconteceu no passado com Kobato, e em que mundo, permanece um mistério. Segundo Ioryogi ela ficara sem um mundo para existir, por isso viera em missão à Terra. Mas a coroa indica claramente que Kobato é uma alma iluminada. Ela então torna-se sutil, seu corpo se desfaz em lantejoulas quando Fujimoto tenta abraçá-la...
Mesmo almas santas sofrem e Kobato, tendo embora de deixar este mundo, sente-se feliz por amar.
Há muita delicadeza na cena que antecede ao episódio final...

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2017.