Resenha: "Aconteceu naquela noite"

RESENHA: ACONTECEU NAQUELA NOITE
Miguel Carqueija



Resenha do filme “Aconteceu naquela noite” (It happened one night) – Estados Unidos, Columbia Pictures, 1934. Produção e direção: Frank Capra. Roteiro de Robert Ruskin com base em conto de Samuel Hopkins Adams. Música: Howard Jacson. Fotografia: Joseph Walker. Elenco: Clark Gable (Peter Warne), Claudette Colbert (Ellie Andrews), Walter Connolly (Alexander Andrews), Roscoe Karns (Shapeley), Jameson Thomas (Westley), Alan Hale (Darker). Preto-e-branco, 105 minutos. Oscar de melhor filme, ator, atriz, diretor e roteiro adaptado.

Embora fosse feio Clark Gable chegou a ser considerado o maior galã de Hollywood da década de 1930. Basta dizer que Walt Disney, querendo motivar seus animadores a trabalharem com o Pato Donald, recém-criado, afirmou: “Ele é o Clark Gable do estúdio!”
Isso explica que até mesmo um produtor e diretor respeitável como Frank Capra tenha investido na imagem de Gable. O tipo que Gable faz em “Aconteceu naquela noite” — do homem sedutor porém cínico, presumido, meio machista — era um padrão daquela época, seguido até por John Wayne. É o tipo que se enamora por uma mulher, esta o repele e despreza, mas acaba por aceitá-lo. Subrepticiamente isso acaba passando uma imagem de superioridade masculina.
Com relação ao filme em questão eu só descobri se tratar de comédia porque diz isso na edição brasileira em DVD da Folha de São Paulo, que inclui um livreto informativo. Não há muita coisa para achar graça. Há, sim, incoerências como a figura do pai da garota, no começo um tirano abominável que inferniza a vida da filha, chegando a colocá-la em cárcere privado e, quando ela foge, organizar uma caçada pública (contrariando os princípios da democracia) e no fim vira um pai terno, o herói que salva a situação. O noivo de Ellie, Westley, é mostrado como um sujeito ruim sem nenhuma explicação.
A única cena realmente hilariante é quando Peter e Ellie, fingindo serem casados diante dos detetives, armam um barraco daqueles entre si e quando os detetives se desculpam e vão embora o dono da pousada ainda diz: “É um casal perfeitamente normal!”
Embora Capra seja um realizador muito competente é preciso reconhecer que o final é decepcionante, pois sequer mostra o par romãntico. As atuações de Colbert e Gable são muito boas.

Rio de Janeiro, 19/20 de julho de 2017.