ROD TV episódio 11: a despedida de Anita

ROD TV episódio 11: a despedida de Anita
Miguel Carqueija

Num dos mais sentimentais episódios de ROD — read or dream, as três manipuladoras de papel, Michelle Cheung, Maggie Mui e Anita King são surpreendidas com a notícia de que não irão mais continuar a serviço de Sumiregawa Nenene, após permanecerem um ano no Japão. Li, o editor, está satisfeito porque o novo romance de Nenene, após cinco anos, encontra-se quase pronto. Um filme baseado em outro livro dela será lançado em Hong Kong dentro de quatro meses. Assim, devem viajar para Hong Kong para assistirem a “premiére” e as três guardães deverão por lá ficar, já que sua função não é mais necessária. Lembremos que elas são de Hong Kong.
Anita sente especialmente ter de deixar Tóquio, pois fizera muitas amizades na escola e especialmente com a colega Shinshin Hisami, menina doce e terna, pouco faladora, e que nutria por Anita uma grande afeição.


Resenha do décimo-primeiro episódio (Adeus, Japão) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).


Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy..............................................................Mika Sakenobe

“Demos cheque-mate numa guerra para trazer um futuro utópico.”
(Joker)

“Mais importante que qualquer outra pessoa, alguém a quem ela pudesse admirar.”
(Hisami)


O episódio concentra-se na amável figura de Anita King, que conseguiu captar a estima e amizade de toda a classe e do professor, tanto que organizam uma linda festa de despedida. Quem porém mais sente a iminente despedida de Anita é sua grande amiga Hisami, pois uma grande afinidade as une. Hisami insiste em que Anita leia o livro “Anne, a ruiva” que conta a história da amizade entre duas colegiais, Anne e Diana. Contrariando seus hábitos, nos poucos dias que restam no Japão, Anita lê o livro e para deixar uma lembrança especial para Hisami até costura (o que lhe acarreta espetadas nos dedos) roupinhas para os dois sapinhos de sua mochila, e os deixa no armário de Hisami. Esta havia se ausentado da festa por não suportar a despedida, mas afinal é trazida de volta pela insistência de Tooru Okahara, o garoto que de início não topava a chinezinha.
As cenas do capítulo são em geral de grande beleza e poesia. Todavia, paralelamente o sinistro Joker e sua assistente Wendy encontram-se no Japão, tendo conseguido, com a ajuda do garoto que atravessa paredes, Júnior, o penúltimo livro (o do esqueleto estruturador) dos nove livros secretos e extraviados da Biblioteca Britânica. A posse desses livros é fundamental para os planos cavilosos de Joker. Por enquanto as três irmãs ainda não sabem da guerra secreta pelo poder mundial, embora tenham trabalhado para a Dokuseisha em diversas ocasiões.
Ao chegarem a Hong Kong, porém, a relativa tranquilidade acaba. Uma armadilha do destino as levará para uma situação de extrema dramaticidade...

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2017.