KOBATO episódio 19: sublime descoberta

KOBATO episódio 19: sublime descoberta
Miguel Carqueija


Ao chegar o Natal algo estranho porém maravilhoso para a pequena e doce Kobato principia a acontecer. A menina sente-se incomodada pelo aspecto carrancudo de Fujimoto apesar dos festejos. De má vontade ele se veste de Papai Noel para as crianças da creche. Kobato não consegue entender o que tanto aborrece o rapaz, num ambiente tão acolhedor como o da creche de Sayaka. Quando ela por fim descobre que Fujimoto foi uma criança abandonada, não consegue reter as lágrimas pensando em como ele se esforça por fazer tudo. Mas ao tentar elogiá-lo recebe um seco “Cuide de sua vida!” A menina não consegue entender o que está havendo. Afinal é um amigo comum, Domoto, que enxerga melhor o que ocorre nos dois lados...


Resenha do décimo nono episódio – Noite feliz — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Ele não consegue dizer o que pensa.”
(Domoto referindo-se a Fujimoto)

“Todo mundo fica feliz no Natal, mas Fujimoto-san continua triste.”
(Kobato)

“Por que... por que... por que dói tanto assim?”
(Kobato em prantos, por magoar Fujimoto ao tentar alegrá-lo)

“O que ele faz te incomoda tanto assim?”
(Domoto)

“Eu não consigo parar de pensar em Fujimoto-san. E não sei porque... mas quando eu penso, meu peito dói.”
(Kobato)


Num dos mais belos episódios do seriado “Kobato” a menina que caiu do Céu cai em profunda tristeza e derrama sentidas lágrimas ao perceber que não consegue a amizade de Fujimoto, que a repele sistematicamente. Ela confessa sua tristeza, que não compreende, ao Takashi Domoto, o rapaz que já era amigo de Kiyokazu Fujimoto e torna-se amigo de Kobato Hanato. Domoto é extraordinariamente gentil e sente o drama de Kobato, enxergando mais do que ela. Afinal Domoto consegue que Fujimoto vá se reconciliar com Kobato, pondo-o em brios com palavras duras: “Ela está esperando você sozinha no parque. Ela está arrasada, por sua causa.”
Quando afinal Fujimoto vai ao seu encontro e lhe diz (ainda sem nenhuma doçura) que ela não se preocupe, que ela não tem culpa de nada... e lhe entrega um bilhete de Domoto... as coisas se transformam. O bilhete diz encaminhar o presente de Natal de Domoto, mas não havia mais nada. “O meu presente é você?”, diz ela para o perplexo Fujimoto. E Kobato, com sua voz pura e linda, começa a cantar uma singela canção enquanto a neve cai ao seu redor... encerrando-se o episódio.


A pequena adolescente Kobato está de fato amando Fujimoto. Entretanto, em sua ingenuidade, em sua alma infantil, Kobato não consegue entender este fato. Mas ela está amando... exatamente como uma mulher ama um homem.

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2017.