Sailor Moon Clássica 27: o rival de Ami

SAILOR MOON CLÁSSICA 27: o rival de Ami
Miguel Carqueija


A disputa pelos sete cristais arco-íris que, juntos, deverão formar o sagrado cristal de prata, prossegue neste movimentado episódio. Zyocite, agente do Reino Escuro, identifica pelo cristal negro o terceiro cristal no interior de um adolescente chamado Ryo Urawa que recentemente fôra transferido para a escola Juuban Júnior e para a mesma classe de Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio. Ryo (que na versão brasileira, que se baseia na norte-americana, aparece com o nome americanizado de Richard) consegue a proeza de, por um ponto, superar Ami numa prova, fato que chama a atenção de Usagi e Makoto, cujas notas são bem mais baixas. Mas embora tenha uma queda por Ami, Ryo esconde um terrível segredo... sua identidade primordial é de um dos sete demônios que no remoto passado serviam ao Reino Escuro...


Resenha do episódio 27 – “Ryo se apaixona por Ami" – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Kunzite (Malachite)................................................Kazuyki Sogabe
Ryo Urawa..............................................................Shinichirou Ohta
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara


“Enquanto a Lua brilhar no céu eu sempre serei uma guerreira e lutarei pelo amor e a justiça!”
(Sailor Moon)

Tirando fora a inverossimilhança de combates em ruas desertas, o episódio é muito interessante pois mostra novamente a Serena (Usagi Tsukino) bancando a cupido e o terceiro cristal arco-íris ficando com as guerreiras. Recordando que o primeiro foi pego por Zyocite e o segundo pelo Tuxedo Kamen, que também os quer. Mas para que eles funcionem precisam ser todos reunidos, o que significa que quem tem uma parte vai querer obter o resto. Entretanto, os planos malignos do Reino Escuro esbarram no poder purificador de Sailor Moon: cada vez que Zyocite faz despertar um demônio (dos sete que foram selados no passado e encarnaram na Terra como seres humanos, esquecendo sua herança maléfica) Usagi o faz reverter à forma humana com seu cetro lunar.
O lado infantil do seriado aparece nas formas estapafúrdias dos monstros, como o do alter-ego de Ryo, um monstro canivete-suiço (sic) que não consegue assustar ninguém fora do próprio desenho.
Ryo é uma figura desconcertante. Possui o poder de enxergar coisas do futuro e sabe que Ami é Sailor Mercúrio, ainda que ela não o admita; sabe quem é Zyocite e o Reino Escuro. Quando por força do emprego do pai ele é novamente transferido de colégio e se despede de Ami, fica claro que há uma química entre os dois.

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2017.



imagem: Sailor Moon e Sailor Mercúrio: uma amizade indestrutível