Especial: Joel Schumacher – Parte 1 de 3

Publicado originalmente em frankcastiglione.wordpress.com, em 2009.

Tive a idéia de fazer alguns “Especiais” para o blog. O primeiro será sobre Joel Schumacher. Durante todo o mês de Setembro, irei fazer resenhas de alguns filmes dele.

***

QUEM É

Joel Schumacher é um Diretor de Cinema norte-americano. Nasceu em Nova Iorque, em 29 de Agosto de 1939.

Quero deixar claro que não irei falar sobre a vida pessoal do diretor, mas apenas de seus filmes. E irei fazer resenha apenas dos filmes que assisti, na ordem em que foram lançados.

***

1985 – O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS (ST. ELMO’S FIRE)

St. Elmo's FireAo buscar informações sobre Joel Schumacher, vi uma citação deste filme. Apesar de soar bem familiar, sinceramente não lembro de ter assistido, apesar da sensação de “déjà vu”. Mas com certeza já deve ter passado na Sessão da Tarde. Me surpreendi com o elenco que conta com: Emilio Estevez, Judd Nelson e Ally Sheedy. Os três fizeram, no mesmo ano, “Clube dos Cinco” (Breakfast Club) do Diretor John Hughes (que faleceu recentemente).

E o formato do filme acaba sendo até bem parecido, mas enquanto o filme de Hughes mostra 5 jovens ainda no Colégio, este mostra 7 amigos após se formarem na Universidade. Eles agora tem que encarar a vida adulta: independência, trabalho, responsabilidades, constituir família, relacionamentos, etc. Enquanto alguns deles querem fugir dos padrões estabelecidos pela Sociedade, outros já tentam seguí-los na marra, como é o caso de Alec (Judd Nelson) que quer se casar mesmo contra a vontade de sua namorada (Ally Sheedy), para poder estampar a imagem de “Homem de Família” e assim consolidar sua carreira.

Já Billy (Rob Lowe), não consegue se desvincular do passado de festas da época da faculdade, não se adequa a uma vida cotidiana de trabalho. “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas” é bem dramático, mas gosto deste tipo de filme que não é centralizado em um único personagem e sim em um grupo, mostrando os rumos que cada um vai tomando na vida.

O filme também conta com: Andrew McCarthy, Demi Moore e Mare Winningham. O legal é que ele também mostra uma visão bem crua da realidade dos EUA: prostituição, desemprego, mulheres cheias de filhos em busca de dinheiro da previdência, etc.

Um clássico dos anos 80, mesmo com sua trilha sonora meio cafona e os visuais característicos, é uma boa pedida para quem é saudosista da “década perdida”.

Nota: Saiu recentemente uma notícia dizendo que irão fazer um seriado baseado no filme, Joel Schumacher está na produção executiva. Pode até ser que saia algo bom, acho que daria até uma ótima sitcom no estilo Friends, não sei… vamos ver.

***

1987 – OS GAROTOS PERDIDOS (THE LOST BOYS)

Garotos Perdidos - 00Quem tem mais de 20 anos, com certeza, já deve ter visto este filme na Sessão da Tarde. Assim como outros filmes que vou falar a seguir, não sabia que Garotos Perdidos foi dirigido por Joel Schumacher. O elenco é composto por Kiefer Sutherland (mais conhecido hoje como Jack Bauer) e várias figurinhas carimbadas dos anos 80: Corey Haim (de “Bala de Prata” e “Licença para Dirigir”), Corey Feldman (de “Conta Comigo” e “Goonies”), entre outros que você com certeza irá reconhecer. Este já é um filme mais divertido, mas ainda assim com um certo suspense. Assisti ele novamente para fazer esta resenha e digo que ele continua muito bom, prende a atenção do começo ao fim.

Devido a um divórcio e dificuldades financeiras, Lucy (Dianne Wiest) decide ir morar com seu pai e parte para a cidade de Santa Carla junto com seus 2 filhos: Sam (Corey Haim) e Michael (Jason Patric). Logo ao chegarem na cidade, acabam tendo um choque ao ver várias pessoas largadas ao léu e gente revirando o lixo em busca de comida (aqui, o diretor mostra mais uma vez o lado “podre” dos EUA).

Ao chegar na casa de seu avô, Michael pergunta se é verdade que Santa Carla é a “Capital Mundial do Crime”. (pois viu isso escrito em uma pichação na entrada da cidade). Ele solta a pérola:

Deixe-me apenas dizer o seguinte: Se todos os corpos enterrados por aqui resolvessem se levantar de seus túmulos, teríamos um problema de super-população!

Michael parece não levar isso a sério, Sam fica um pouco impressionado, apesar disso saem para conhecer melhor o lugar. O irmão mais velho, fica vidrado em Star (uma garota que vê em um show a céu aberto na praia) e começa a seguí-la. Ele acaba conhecendo uma gangue de motoqueiros liderada por David (Kiefer Sutherland) e acaba cedendo as suas provocações.

Já Sam, encontra uma loja de revistas em quadrinhos e conhece 2 “figuras”: Alan Frog e Edgar Frog (Corey Feldman). Os irmãos começam a abordá-lo falando sobre Vampiros e lhe oferecem uma revista sobre o assunto. Depois dizem que pode considerar a revista como um “manual de sobrevivência” e que o telefone deles está no verso da mesma.

Ao se enturmar com o bando de David, Michael acaba bebendo o que achava ser vinho, mas começa a ter modificações em seu corpo: Daí descobre que David e sua gangue são vampiros! Sam, ao ver que o reflexo de seu irmão quase não aparece no espelho, se assusta e liga para os irmãos Frog. A partir daí, o filme segue num ritmo bem alucinante e ocorrem várias reviravoltas. Recomendado para quem gosta dessa temática de Vampiros.

Nota: Em 2008 saiu uma continuação: “Garotos Perdidos 2: A Tribo” (Lost Boys: The Tribe). Porém este já não é mais dirigido por Joel Schumacher.