KOBATO episódio 18: altruísmo

KOBATO episódio 18: altruísmo
Miguel Carqueija



O cerco se aperta sobre a Creche Yomogi, quando Okiura, o marido de Sayaka e seu credor, manda um capanga ficar vigiando a entrada da creche, assustando mães e crianças. Essa intimidação tem como resultado a retirada de várias crianças. Kobato não consegue se conformar com isso e, contra a vontade de Fujimoto, resolve tentar dialogar com o gangster. Mas algo de todo inesperado irá acontecer...

Resenha do décimo oitavo episódio – O aconchegante vento do inverno — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Alguém tem que fazer alguma coisa. Se a Creche Yomogi fechar, todos ficarão tristes.”
(Kobato)

“Kobato-chan, você sempre se preocupa com todo mundo, não é? Você é bondosa, honesta e dá tudo de si.”
(Domoto)


Quando Sayaka e Kiyozaku Fujimoto já não têm muitas opções para manter a creche em funcionamento, diante do montante de dívidas e das constantes ameaças de Okiura (o misterioso marido separado de Sayaka) Kobato resolve tentar uma solução pelo diálogo. Corajosamente ela vai falar com o homem mal humorado que se encontra postado no lado de fora da creche, exercendo uma intimidação. O amigo Domoto, que lá tinha ido fazer algumas doações à creche, acompanha Kobato, preocupado. Diante do sujeito sisudo postado do lado de fora a menina começa a falar das coisas boas da vida e das alegrias das crianças. Isso não comove o gangster, que porém começa a sentir dores e termina por desmaiar. Domoto telefona pedindo socorro médico e afinal se constata uma crise de apendicite.
Kobato e Domoto acompanham a ambulância e permanecem lá o tempo necessário até saberem que o paciente se encontra fora de perigo. Exercendo a sua bondade natural, Kobato ajudou o inimigo.
Esse episódio é especialmente ilustrativo da bondade angélica da protagonista.

Rio de Janeiro, 31 de julho de 2017.