Sailor Moon Clássica 25: surge a Sailor Júpiter

SAILOR MOON CLÁSSICA 25: SURGE A SAILOR JÚPITER
Miguel Carqueija


Neste episódio da série clássica dos anos 90 uma importante evolução acontece na saga da Princesa da Lua. Aparece a quarta guerreira, Makoto Kino, a Sailor Júpiter, a Guerreira do Trovão. Ela surge como uma escolar excluída. Transferida para Juuban Júnior ela vem acompanhada por má fama: seria agressiva, tendo machucado um colega na outra escola. Makoto é alta, fisicamente muito forte e perita em artes marciais. Não obstante é caprichosa cozinheira apesar de sua pouca idade. E sendo Usagi Tsukino desprovida de preconceitos ela não hesita em se aproximar da nova colega quando a mesma almoça sozinha, a sua comida de marmita. Usagi até fila um pouco da comida, mas logo está disposta a mostrar a Makoto, na saída da aula, a loja de jogos eletrônicos onde trabalha o Motoki. Usagi ainda não sabe que Makoto é uma sailor não despertada, mas já sente grande afinidade com ela.
Outros detalhes importantes fazem a trama avançar bem neste capítulo: Malachite entra na dança, como general do reino Escuro, ao lado de sua amada Zyocite; o demônio Metalia começa a despertar no antro do Reino escuro onde se encontra; a Rainha Beryl encarrega seus generais, mediante o uso de cristal negro, a procurar os “sete demônios” que no passado remoto pertenciam ao Negaverso e haviam sido selados e agora ocupavam corpos humanos e não tinham memória do que haviam sido.
Segundo Metalia revelou, nesses seres encontravam-se os cristais arco-íris, fragmentos do cristal de prata que, se fossem reunidos, fariam este último aparecer. E o cristal de prata é o grande objetivo do Negaverso ou Reino Escuro para poder dominar o mundo.
Mais: Luna, a gata guardiã dos segredos lunares, faz aparecer e entrega a Sailor Moon mais um item místico: o cetro lunar. E declara que Sailor Moon passará a ser a líder das guerreiras, pois o cetro lunar simbolizava essa liderança.



Resenha do episódio 25 – “A poderosa Sailor Júpiter está apaixonada” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
 

Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya (ausente neste episódio)
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Zyocite..................................................................Keiichi Nanba
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Motoki Furuhata..................................................Hiroyuki Satou


“Como se atreve a fugir e deixar uma garota sozinha? “
(Sailor Moon para o “Garra”)

“Eu nem sequer a conheço, ela é que me seguiu como se fosse uma sombra!”
(“Garra” para Sailor Moon)

“O que? O que está dizendo, covarde? Por acaso você não é homem?”
(Sailor Moon para o “Garra”)


Nesse episódio aparece logo a divertida idiossincrasia de Makoto Kino: tendo sofrido algum tipo de desilusão amorosa ela com frequência, esbarrando com algum rapaz que lhe parece simpático, acha logo que ele é a cara “do garoto que partiu meu coração”. Só nesse episódio acontece duas vezes, primeiro com Joe, o “Garra” (rapaz temperamental que tem esse apelido por sua habilidade em fisgar com a garra mecânica qualquer brinde misturado com outros, um jogo de quermesses mas que também é feito na loja de jogos eletrônicos); depois com Motoki. Esse “Garra” é alvo da Zyocite, que descobre ser ele portador de um dos cristais arco-íris e, portanto, na sua origem um dos demônios. Zyocite consegue o cristal e desperta o demônio, que aparece com uma forma meio de mecha; mas na luta que segue Makoto se mete mesmo destransformada e Luna, tendo percebido pelo sinal que de repente brilha na testa da garota, que ela é uma das guerreiras. Nessa contingência Luna tem sempre o poder de fazer aparecer a caneta de transformação respectiva e a entrega a Makoto que, mesmo espantada diante de uma gata falante, se transforma e consegue dominar o demônio com seu golpe (“trovão de Júpiter, ressoe!”). Mas, trata-se na verdade de uma pessoa humana, e com o cetro lunar Sailor Moon adquire o poder de purificar pessoas assim possuídas pelo mal. A forma de demônio desaparece e o “Garra” reaparece.
A partir desse ponto os poderes de Sailor Moon aumentam. Até porque, ela precisará deles diante do que vem pela frente...

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2017.