ROD TV episódio 6: o trauma de Anita King

ROD episódio 6: o trauma de Anita King
Miguel Carqueija


O mistério que cerca a existência da adolescente Anita King, a pequena manipuladora de papel, aflora neste fascinante episódio. Hisa, a colega e amiga de Anita, estimula-a a ler um livro para comentar na sala de aula. Anita esconde das irmãs o evento que acontecerá, onde os alunos lerão seus ensaios sobre literatura. Pela amizade com Hisa a Anita acaba resolvendo ler um livro de Sumiregawa Nenene (“A liberação da meia-noite”) e escreve o seu comentário. Nenene, porém, acaba descobrindo o evento e junto com Maggie e Michelle aparece no colégio para prestigiar Anita. Esta temia pelo comportamento excêntrico das irmãs. Nesse ínterim Anita tornou a encontrar com o misterioso estudante Júnior (que na verdade finge ser estudante) e que na verdade é um agente da Biblioteca Britânica que procura um livro mágico que lá se encontra. Anita busca fazer amizade com o depressivo garoto, que inclusive some quando ela lhe dá as costas.


Resenha do sexto episódio (Escrever coisas) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).
Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi

“A primeira memória de Anita foi de livros. Livros queimando. Pessoas gritando... chamas... e uma silhueta negra no fundo. Para Anita os livros são um pesadelo que ela quer esquecer. Ela tenta esconder mas, no fundo, aquela imagem está gravada na sua memória.”
(Michelle Cheung)


Apesar do aspecto prosaico e singelo deste episódio, que mostra as sutilezas da vida escolar e de meninas estudantes, um ponto muito importante para o prosseguimento da série, e que tem relação com histórias anteriores ao seriado, aparece: o tenebroso mistério que envolve a infância perdida de Anita King. Um incêndio de livros, uma figura sinistra em silhueta no meio das chamas... um trauma que destrói a memória anterior de Anita e mesmo o que aconteceu logo em seguida. Porque Anita, Michelle e Maggie não são de fato irmãs biológicas, embora vivam como irmãs. E em decorrência desse trauma Anita passou a detestar livros e recusando-se a lê-los.
O que terá acontecido nesse passado?
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2017.