Os parecidos - Netflix

O filme OS PARECIDOS é uma produção mexicana de 2015 e a história ambientada em 1968. Apesar dessa distância, a impressão que se tem é que o filme foi realizado no ano em que a história se passa. O que dá essa impressão, entre outros elementos da linguagem, são aos efeitos de colorização (preto e branco conservando detalhes cênicos em cores como um chapéu vermelho, bancos azuis) e, principalmente, por parecer esteticamente os filmes feitos naqueles anos. Filmes que contavam histórias adaptadas dos quadrinhos onde monstros radioativos oriundos de experiências atômicas destruiriam o mundo conhecido.

Muitas leituras podem ser feitas, aqui vão 2 de interpretações minhas:

1) OS PARECIDOS seriam as vítimas do comunismo que penetrava o solo americano, nos países latinos. Se o mal vencesse a individualidade teria fim, todos seriam como uma só pessoa sem identidade na massa dominada por um poder ‘que vem de fora’. Claro que essa interpretação soa ultrapassada por somos expectadores do fim das ideologias que deram início à guerra fria... Mesmo assim faz sentido porque a história se passa em 1968 e o filme 'parece' ter sido feto naquele ano - o resultado é que o drama soa cômico!

2) OS PARECIDOS seriam nós mesmo, expectadores de 2017 mergulhados na WEB, REDES SOCIAIS , APPS... e nelas, tão distraídos que não percebemos o roubo da nossa privacidade, personalidade, individualidade. A cada dia estamos mais parecidos uns com os outros. Somos (des) governados por um poder (que vem de fora)e não damos conta disso porque não percebemos mais que TODOS TEMOS A MESMA CARA - o resultado é que o drama assusta!

Como diz o narrador onisciente que começa e termina a história: é o que parece...

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 16/07/2017
Reeditado em 13/05/2019
Código do texto: T6056103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.