KOBATO episódio 17: trama paralela

KOBATO episódio 17: trama paralela
Miguel Carqueija


GUIA DE EPISÓDIOS
Enquanto na creche Yomogi Sayaka, Fujimoto e Sakura, além das crianças, esperavam inutilmente a chegada de fregueses para a quermesse, e em seguida Sakura saía correndo pelo bairro afim de propagandear o evento, e afinal as pessoas chegavam, o “Senhor Ioryogi” resolvera se ausentar e, passando pelo portal dimensional que ele sabia onde encontrar, viu-se na dimensão onde Genko e seus companheiros se encontravam em formas animais, tomando conta d euma lanchonete. Nesse episódio, inclusive, aparecem personagens de outras séries da CLAMP, tipo de cruzamento de universos ficcionais diferentes que o quarteto se diverte em fazer com certa frequência.
É um episódio mais de Ioryogi, que mesmo em sua forma como cachorro de pelúcia, castigo por ter liderado o ataque ao Céu (os demais ficaram em formas animais verdadeiras, mas como ele, podendo falar) conserva seu apetite sendo verdadeiramente guloso, e aprecia as gulodices preparadas pelo urso, Genko. Eles também conversam um pouco sobre o que aconteceu no passado e como foram castigados, mas Ioryogi não gosta muito de pensar nisso. O que ele quer é saborear as tortas feitas por Genko.


Resenha do décimo sétimo episódio – Forma de vida desconhecida, parte 2 — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“É importante ir até o fim depois de decidir uma coisa. Não pode desistir por causa dos obstáculos.”
(Ioryogi)


Apesar das inverossimilhanças típicas de filme infantil, como Ioryogi, transformado em bichinho de pelúcia, conseguir se esgueirar pela cidade sem ser visto, ou conversar com Kobato sem ser ouvido por outras pessoas, a série é muito divertida e repleta de significados. Desta vez, porém, Ioryogi passa por maus bocados até chegar em casa, preocupado em trazer a caixa com “baumkuchens”, as tortas alemãs que Genko prepara e vende na outra dimensão. Quanto a Kobato, espera-a na creche uma alegre surpresa: sua propaganda de rua deu certo e o bazar de encheu de gente, inclusive conhecidos, como narrado no episódio 16, já resenhado.

Rio de Janeiro, 15 de julho de 2017.