Sailor Moon Clássica 23: o trágico amor de Naru

SAILOR MOON CLÁSSICA 23: O TRÁGICO AMOR DE NARU
Miguel Carqueija


GUIA DE EPISÓDIOS
Obstinado em obter sucesso, Neflite já não se apresenta à Rainha Beryl no reduto do Reino Escuro. A maligna rainha, já sem paciência, está disposta a renegar mais este dos seus generais, visto que Jedyte já havia sido executado no episódio 13. Neflite esqueceu a missão de roubar energia dos humanos; agora sua ideia fixa é encontrar o cristal de prata que dará poder ao Negaverso ou Reino Escuro e o reabilitará perante Beryl. Zyocite, que nos bastidores trama com Malachite, ordena ao demônio Iasha que vigie Neflite. Este, em seu esconderijo, está muito ocupado forjando o cristal negro que, em sua opinião, irá mostrar onde está o cristal de prata.
Mas em Tóquio as guerreiras e a gata Luna continuam vigilantes. Usagi Tsukino, a Sailor Moon, fica horrorizada as saber que sua grande amiga Naru está apaixonada por Masato Sanjuin, que nada mais é do que Neflite. Tomando muita coragem Usagi vai à casa de Naru e quando ela atende, despeja uma torrente de palavras: Não se apegue a Masato Sanjuin, ele não é um ser humano, quer dizer ele é muito perigoso etc etc etc e Usagi, por fim, desce a escada sem nem esperar a resposta de Naru. Uma cena hilária pelo evidente constrangimento de Usagi.
Serena (nome ocidental da Sailor Moon) se preocupa muito por quem ela tem amizade. Mas às vezes sua intervenção é desastrosa...


Resenha do episódio 23 – “Estrela cadente: protege o primeiro amor de Naru” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori
Motoki Furuhata..................................................Hiroyuki Satou


“O amor é tão bom... é tão puro... eu não posso perdoar os demônios que abusam do amor ingênuo das garotas! Não posso perdoá-los por enganar uma garota inocente!”
(Sailor Moon)


Repleto de sentimentos e significado, este episódio mostra a vulnerabilidade de Naru (na dublagem brasileira seu nome ficou sendo Molly, creio que copiando a dublagem norte-americana), menina adolescente, ao se sentir atraída pelo simpático e misterioso Masato Sanjuin. Ela não hesita em roubar uma pedra da joalheria de sua mãe ao achar que pode ser o cristal de prata que Masato busca. E pior, quando as três sailors aparecem na praça onde Naru se encontra à noite com Masato, ela toma a defesa do homem a quem ela ama tão espontaneamente. A menina não consegue enxergar que Masato é um ser maligno, apesar da advertência de Sailor Moon: “Ele é o Neflite, membro do Negaverso do Demônio!”. Numa cena dramática, quando em pleno combate Sailor Moon lança a tiara lunar sobre Neflite, Naru se põe na frente e, com a força do amor, faz parar a arma mística. E quando Naru, acidentalmente, segura o cristal negro que começou a brilhar e reage em sua presença, a “yuma” Iasha, do Reino Escuro, ataca a menina mas é repelida por Neflite. “Neflite, vai lutar pela humanidade?”, exclama o ser demoníaco, e chama Neflite de traidor. Mas quando tenta atacar Neflite, a yuma é destruída pelo poderoso ataque de Sailor Moon.
Se houver um pouquinho de bem numa pessoa esse pouquinho pode vir a crescer e frutificar. Mas Neflite, ainda que abalado pelo amor tão sincero que Naru lhe dedica, não quer dar o braço a torcer. O final do episódio é comovente, quando Neflite devolve a joia (que afinal não era o cristal de prata) e, na temporária trégua com suas inimigas, dispõe-se a ir embora. Mas Serena não se contém e apostrofa: “Neflite, pelo amor que Naru tem por você, não quer rever seus sentimentos?” Sailor Mercúrio também tenta: “Será que você não tem sentimentos?” Porém Neflite, que ainda quer manter a sua “fama de mau”, responde com deboche: “Quando tivermos o sagrado cristal de prata, todo o espaço será governado pelo Negaverso.” (Essa parte é importante porque, até aquele momento, Sailor Moon, Sailor Mercúrio, Sailor Marte e Luna não sabem o que é o cristal de prata e se espantam com a referência) E ele acrescenta zombeteiramente: “Até lá continuem falando em amor e justiça.”
Entretanto, mesmo essa decepcionante atitude já assinala uma hostilidade menor de Neflite em relação às guerreiras. Sentindo isso e vendo cair uma estrela cadente, Sailor Moon endereça um pedido ao Além: “Se Neflite ama Naru, que ele não continue a fazer coisas perversas!”
Este episódio e o seguinte são um prato cheio para os fãs de Sailor Moon...
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2017.

(na imagem: Serena, ou Usagi Tsukino (Sailor Moon), com Naru)