ROD TV episódio 5: “O Livro da Carne Pulsante”

ROD TV episódio 5: “O Livro da Carne Pulsante”
Miguel Carqueija



Numa das ausências de Sumiregawa Nenene, liberadas temporariamente da função de guarda-costas, as três usuárias de papel Michelle, Maggie e Anita aceitam uma missão da organização chinesa Dokuseisha para penetrarem numa ilha misteriosa no meio de um lago, onde mora certo Weber, que estaria na posse de um dos livros secretos da Biblioteca Britânica, espalhados e roubados após o célebre incêndio da mesma quatro anos antes.
Neste mundo alternativo ao nosso, trata-se aqui de acontecimentos fatídicos e decisivos para a marcha dos acontecimentos, que cada vez mais envolve as três irmãs que detém o poder de manipular papel. Levadas pelo típico chinês Kim (gordo, bigode, cachimbo, traje) dirigem-se à ilha para tentar resgatar o livro. Um livro que, segundo Kim, não pode ser lido por estar “trancado” e só por meios especiais poderia ser aberto.


Resenha do quinto episódio (Elas estão fazendo barulho) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).
Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi


“Eu odeio homens barulhentos!”
(Anita King)

“Aquilo foi o prólogo do colapso do Império Britânico. Agora não há nem vestígio de sua glória."
(Kim)

“Durante aquele incêndio foi relatado que muitos livros valiosos foram levados do país.”
(Kim)

“Diz-se que são os livros confidenciais do Grande Império Britânico, que nunca foram mostrados ao público.”
(Kim)

Neste eletrizante episódio do seriado ROD-Read or dream são feitas alusões a acontecimentos de um passado recente e que terão grande impacto na vida das três manipuladoras de papel. São fatos acontecidos após a guerra dos I-jins, contada em três OVA’s que já resenhei nesta coluna. Mais adiante na série serão dados maiores esclarecimentos. É também neste episódio 5 que aparece pela primeira vez Sunny Wang, terrível e gigantesco agente da organização chinesa Dokuseisha, ele também um manipulador de papel.
Michelle Cheung, Anita King e Maggie Mui dirigem-se à ilha lacustre onde Weber e seu mordomo Irving se encontram, numa espécie de castelo povoado por morcegos agressivos e um cachorro feroz. Weber, indivíduo estranho e sinistro, a princípio pensa que o castelo foi abordado por “ela” ao saber que se tratava de uma usuária de papel. Isto sugere que o personagem tenha tido em alguma época um confronto com Yomiko Readman “The Paper” — lembrando aqui que poucos desenhos foram feitos das histórias de “ROD” em livros e mangás. Mas não era The Paper, a lendária e, nessa época, desaparecida Mestra dos Papéis — eram as três irmãs manipuladoras.
Weber porém utiliza efeitos sonoros que agem sobre os temperamentos de Maggie e Anita, tornando uma mais depressiva e a outra mais agressiva, não conseguindo porém alterar o comportamento da mediana Michelle. O confronto apresenta sequências claustrofóbicas e angustiantes e ressalta a amizade entre as três irmãs.
As pontas dos fios da história estão começando a se entrelaçar.
Detalhe importante: antes de voarem (no pássaro de papel formado pelo pode de Maggie) até a ilha, Michelle ora dando as mãos às outras: “Que Deus tenha piedade de nós!”
Se todos os super-heróis fossem assim, dariam um belo exemplo aos leitores e espectadores.
Rio de Janeiro, 8 de julho de 2017.

(na foto: Michelle Cheung, Anita King e Maggie Mui)