Sailor Moon Clássica 21: a sombra de Sailor Vênus

SAILOR MOON CLÁSSICA 21: A SOMBRA DE SAILOR VÊNUS
Miguel Carqueija


Guia de episódios. Seriado original Sailor Moon (1992-1997).
Um dia desses, assistindo uma emissora católica, ouvi um comentário interessante, de que “todo herói faz lembrar Jesus Cristo”, já que eles aparecem como salvadores (ainda que muitas vezes, apenas salvadores materiais). Realmente Sailor Moon pode ser considerada uma personagem messiânica e, sem irreverência e evidentemente com todas as limitações de simples analogias, a Sailor Vênus representa um papel que faz lembrar S.João Batista. Ela é a precursora, que diminui para que a principal cresça. Quando começa a saga de Sailor Moon, a Vênus já atuava e era famosa, ainda que sua identidade de Minako Aino fosse secreta. Quando Sailor Moon aparece, elas não se encontram e por razões desconhecidas, Sailor Vênus deixa de aparecer, embora continue sendo lembrada em jogos eletrônicos. Agora, um estúdio resolveu produzir um seriado de animação em torno de Sailor Vênus, ou Sailor V como também é conhecida. As três guerreiras Mercúrio, Marte e Moon visitam o local, interessadas na série. Entretanto Neflite, o agente do Reino Escuro, sempre interessado em roubar energia dos humanos, inoculou no lápis de desenho de uma das animadoras dois demônios ou “yumas”, para que a induzam a comportamento psicótico e façam crescer a sua energia vital até o pico em que ela será roubada. Um novo embate contra o Reino Escuro está se desenhando...


Resenha do episódio 21 – “É preciso salvar os sonhos das crianças” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya (ausente neste episódio)
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori

“Acusamos os desenhos que chocam as crianças!”
(Sailor Marte)

“Nós não podemos incutir violência nas crianças!”
(Barbara, desenhista de animação)

Neflite, que apenas observa por sinais cabalísticos numa espécie de planetário que mantém em seu esconderijo, afirma a Zyocite que as duas malignas ou yumas, espécie de demônios, que se encontram no estúdio prestes a tragar a energia da desenhista Hillary, são muito mais poderosas que as guerreiras. Hillary, tomada pelo frenesim maligno provocado pelo uso do lápis endemoniado, pretende desenvolver o planejado desenho de maneira violentíssima, até mesmo com a morte da protagonista. As três guerreiras, porém (Ami/Mercúrio, Rei/Marte e Usagi/Moon) flagram os demônios quando eles saem do lápis e ocorre até um discurso das sailors contra o desvirtuamento dos desenhos. Na batalha que segue mais uma vez Neflite, que deixara tudo a cargo das yumas, se vê frustrado. Ele finalmente chega à conclusão de que não deve subestimar as guerreiras, que mais uma vez triunfam sobre o poder do mal.
Rio de Janeiro, 27 de junho de 2017.

(imagem da Sailor Vênus)