Sailor Moon Clássica 20: episódio fantasmagórico

SAILOR MOON CLÁSSICA 20: EPISÓDIO FANTASMAGÓRICO
Miguel Carqueija



Este episódio parece ter sido feito por brincadeira. Até mesmo o denso e pesado “Arquivo X” tem uns dez ou mais episódios simplesmente humorísticos e que interrompem a sucessão da trama. Também aqui se verifica um lapso de continuidade. Do nada, as três guerreiras místicas vão passar umas férias inusitadas numa pousada misteriosa que está sendo assombrada por um estranho fantasma. A luta contra o Reino Escuro fica temporariamente esquecida. A meu ver o objetivo deste capítulo foi satirizar os filmes de horror não faltando a presença de um “monstro frankenstein” (com aqueles remendos no rosto lembrando Boris Karloff no clássico filme) e um lobisomem civilizado, ambos inofensivos e medrosos em relação a fantasmas; além dos gritos apavorados de Serena ao longo do episódio...


Resenha do episódio 20 – “O mar, o sol, verão e fantasmas” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa


“Ami, escuta aqui uma coisa: só se é jovem uma vez na vida, é uma fase linda, eu sei que é preciso estudar mas aqui você tem que esquecer os estudos, é útil ter momentos bonitos!”
(Sailor Moon para Sailor Mercúrio)

Os toques de filme de horror (na verdade simulação do clima de tais filmes) se concentram nas sessões de hipnose em que o sujeito com aspecto de Conde Drácula busca controlar os poderes de sua filha Sabrina, por meio de um pêndulo que a faz dormir. É que a menina “emite” um fantasma que parece ser uma projeção dela mesma, e que precisa ser controlado. No fim, trata-se apenas de uma criança paranormal que não tem controle total de seus poderes. Mas embora a história seja irrelevante para a trama da série, há uma cena antológica: quando Serena (Sailor Moon) toma o livro didático das mãos de Ami (Sailor Mercúrio), que, sendo uma CDF, insistia em ficar estudando mesmo de folga e em plena praia. E Sailor Moon ainda passa uma descompostura na amiga, que acaba aceitando esportivamente a repreensão e vai então se divertir com as duas amigas.

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2017.