Sailor Moon Clássica 19: dramático encontro com Tuxedo Mask

SAILOR MOON CLÁSSICA 19: DRAMÁTICO ENCONTRO COM TUXEDO MASK
Miguel Carqueija


Num dos mais emocionantes episódios do primeiro seriado de Sailor Moon, acontecimentos importantíssimos envolvem diversos personagens da história. A adolescente Naru, amiga íntima de Serena, enamora-se do misterioso Masato Sanjuin, um rapaz muito bonito e de presença marcante, que já havia aparecido desde o capítulo 14, sem saber que ele era na verdade um agente do Negaverso, o pérfido Neflite, que substituiu o falecido Jedyte na tenebrosa missão de roubar energia vital dos seres humanos. Neflite sabe que está sendo pressionado pela Rainha Beryl e por Zyocite, por causa de seus fracassos, e que Beryl está exigindo que ele mate Sailor Moon e suas aliadas.
Ao longo do episódio Serena (no original Usagi Tsukino, ou seja, Sailor Moon) finalmente confronta diretamente Neflite, que se revela como agente do Reino Escuro. E numa sequência eletrizante e algo patética Sailor Moon e o misterioso Tuxedo Mask se vêem numa situação perigosíssima, pendurados no alçapão do terraço de um grande prédio, ameaçados de cair pelo poço do elevador.Apesar de todo o perigo que passam Serena só consegue pensar nele, em estar lutando para sobreviver ao lado do homem a quem ela ama sem nem saber quem ele é, pois ainda nem o viu sequer sem a máscara.
Sailor Moon é uma super-heroína completamente atípica, pois no começo da série é até bobinha, além de medrosa, chorona, atabalhoada. Tem uma porção de defeitos (sem concentração nos estudos, infantilizada apesar de ter 14 anos, desorganizada e assim por diante) mas a sua grande qualidade, que é o seu grande coração, sua bondade sublime, é muito maior que todos os defeitos e a levará a superá-los com o tempo.



Resenha do episódio 19 – “Uma carta de amor de Tuxedo Mask para Serena” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Gurio Umino........................................................Keiichi Namba
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori
Haruna Sakurada.................................................Chiyoko Kawashima



“Você não deve subestimar a intuição feminina!”
(Sailor Moon para Neflite)

“Não posso acreditar: mesmo com a minha vida em jogo o meu coração bate apenas por ele!”
(Sailor Moon referindo-se ao Tuxedo Mask)

“Sailor Moon, tenho uma sensação de que você e eu já nos relacionamos há muito tempo atrás, de alguma maneira.”
(Tuxedo Mask)


Apesar da simplicidade de muitas soluções que remetem à leitura infantil da história (como a constante ausência de pessoas nos cenários de combates entre heróis e vilões) este episódio 19 de “Sailor Moon” representa um grande adensamento da trama, e o mistério que relaciona Sailor Moon com Tuxedo Mask começa a ser revelado. Além disso é antológica a cena do elevador e do terraço, quando os dois protagonistas lutam para sobreviver e a pequena heroína de 14 anos, mas que mesmo sendo imatura para a maioria dos assuntos já ama como gente grande, provoca risos nos espectadores porque, sensibilizada pela presença tão próxima de seu misterioso amado, não consegue se concentrar na seriedade da situação e fala uma porção de coisas espontâneas e até tolas. Pendurada nas costas de Tuxedo Mask, que se esforça para subir ao terraço, evitando que caiam no poço do elevador, ela chega a perguntar a ele o que é que gosta de comer, já com o pensamento na futura e hipotética vida de casados. Em seguida ela mesma se repreende: “Meu Deus, eu continuo a falar tolices! Como eu sou boba!”
Pois é essa super-heroína tão inocente e ingênua que terá de salvar a raça humana de um terrível perigo... e a guerra contra o Reino Escuro prossegue nos episódios seguintes.

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2017.