Sailor Moon Clássica 18: as bonecas de Miki

SAILOR MOON CLÁSSICA 18: AS BONECAS DE MIKI
Miguel Carqueija



Prosseguindo com nosso guia de episódios do primeiro seriado de Sailor Moon chegamos ao capítulo 18, onde começa claramente o desgaste de Neflite junto à Rainha Beryl. Os vilões Neflite e Zyocite, por razões obscuras, não se topam e Zyocite já trabalha para intrigar seu adversário junto a Beryl. Esta revela impaciência, pois Neflyte mostra-se arrogante mesmo não tendo ainda apresentado quaisquer resultados úteis à causa do Reino Escuro.
Seguindo com seus planos Neflite, em seu esconderijo na floresta, capta uma menina chamada Miki como outra pessoa cujo nível crescente de energia pode ser aproveitado. Miki tornou-se conhecida como artesã de bonecas, seguindo a vocação de sua mãe. Acontece que ela é colega de escola de Shingo, o irmão de Usagi Tsukino (Sailor Moon). Shingo convive com um dilema: na escola Miki foi oferecer-lhe uma boneca de presente. Os coleguinhas começaram a zoar os dois, chamando-os de namorados. Encabulado o garoto deixou cair no chão a boneca, quebrando-a e magoando profundamente a menina. Deve Shingo se desculpar? Para um garoto sem maturidade isso pode parecer a coisa mais difícil do mundo, mas Usagi resolve interferir no assunto. Por esses meandros do destino Sailor Moon irá novamente esbarrar com o Mal...



Resenha do episódio 18 – “Shingo se apaixona, ou a boneca misteriosa” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori
Ikuko Tsukino......................................................Sanae Takagi
Shingo Tsukino..................................................................Chiyoko Kawashima
Kenji Tsukino........................................................Yuji Mashi



“Você quebrou a boneca da Miki, não foi, pirralho irresponsável?”
(Usagi para Shingo)


Quando Usagi (Serena nas dublagens americana, mexicana e brasileira) descobre a desfeita de seu irmão mais novo ela resolve tomar uma atitude que salve a situação e console Miki. É muito engraçada a cena em que Usagi entra no quarto de Shingo e simplesmente lhe dá um soco na cabeça. Quando ele reclama ela explica que é pelo que ele fez com a menina, e ordena-lhe que vá pedir desculpas. Shingo se revolta ante a ideia de fazer a vontade da irmã (esses irmãos malcriados... ele é uma típica criança de dez anos), mas Usagi mostra-se inflexível: prefere que ela fale com os pais?
Mas o que ninguém sabe é que Neflite, fingindo-se interessado na arte da menina, que em breve fará uma exposição, conseguiu implantar uma “youma” numa boneca ainda em fabricação, e a presença maligna vai tornando Miki intratável e causando nela um pico de energia mental — até chegar ao ponto ideal desejado por Neflite. Quando afinal a youma se revela, na forma de uma boneca gigante e cheia de articulações, Shingo é violentamente atingido e desmaia, enquanto Miki também cai desfalecida por causa da energia roubada, restando a Serena transformar-se em Sailor Moon. Mas a jovem super-heroína ainda não superou o bloqueio psicológico que lhe causa o confronto com monstros, não consegue ainda evitar entrar em pânico, e só a chegada das companheiras Sailor Mercúrio e Sailor Marte vira o jogo em seu favor. As três juntas conseguem destruir o monstro, frustrando pela quinta vez os planos de Neflite.

Rio de Janeiro, 7 de junho de 2017.