ROD TV episódio 3: o segredo de Nenene

ROD TV EPISÓDIO 3: O SEGREDO DE NENENE
Miguel Carqueija



O seriado ROD em seu terceiro episódio ainda está se delineando, com o progressivo aparecimento dos personagens principais. Wendy, Júnior, Mr. Carpenter e o livreiro que aparece de costas comparecem ligeiramente, mas só depois mostrarão sua importância na trama. Vale lembrar que só uma pequena parte da série (originalmente uma saga em romances, antes mesmo de chegar aos quadrinhos) virou desenho animado e que alguns episódios especiais foram rodados antes deste seriado.
Neste episódio Sumiregawa Nenene resolve ir ao bairro de Jinboucho (onde existem inúmeras livrarias) para cumprir determinada missão e deixa no apartamento as três manipuladoras de papel. Logo porém Anita King lembra que elas eram guarda-costas da escritora, portanto deviam acompanhá-la.
Isto terá consequências desastrosas, pois Nenene está numa região de livrarias e as duas mais velhas, Maggie e Michelle, ficam literalmente malucas quando se veem perto de livros...



Resenha do terceiro episódio (Reunião em Jinboucho) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).
Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi

“Venho aqui duas a três vezes por mês e deixo os livros que ela gostaria de ler, caso ela volte a qualquer momento.”
(Sumiregawa Nenene)

“Ninguém é como ela.”
(Sumiregawa Nenene)



Para quem não conhece a saga ROD é bom esclarecer que inicialmente ela é “Read or dead” (leia ou morra) e nesta série de tv passa a se intitular “Read or dream” (leia ou sonhe). Em suma, a série de 2003-2004 já pega a história numa fase super-adiantada, quando surgem as três novas heroínas Michelle, Maggie e Anita. ROD surgiu primeiro em livros (romances), avançou no mangá (quadrinhos) e chegou no animê (desenhos). Antes deste seriado foram feitos três OVA’S (especiais de tv) e ainda antes um filme misterioso sobre o qual poucos vestígios conheço.
Neste terceiro episódio ecos do passado da escritora Sumiregawa Nenene se fazem sentir. Ela deixa para trás as três guarda-costas porque realmente só as aceitou a contragosto, por influência do agente literário Lee. Mas elas a seguem e, na sequência, chega-se à conclusão de que Anita King, mesmo meio selvagem como a Luluzinha, tem muito mais bom senso que suas irmãs adultas. Michelle e Maggie perdem o juízo naquele bairro de livrarias. Michelle, completamente esquecida da missão, começa a comprar livros e mais livros mesmo se endividando. Só Anita ainda se lembra do que vieram fazer e, enfim, localiza a escritora entrando numa livraria. Aí começa o mistério: Nenene desceu por um elevador que requeria, para seu funcionamento, de um cartão magnético, portanto uma senha. Anita porém, sendo uma manipuladora de papel, consegue com uma folha liberar o sistema e desce. Lá tem seu primeiro encontro com o misterioso e depressivo garoto de longos cabelos azuis, que costuma cobrir com um gorro. Ele está ali só para pegar um livro de estranha capa, com uns desenhos geométricos. Anita, que não gosta de livros, não se importa com isso. Avista o velho livreiro pelas costas (esse é um personagem muito misterioso) e logo em seguida acha Nenene.
Conformando-se com a presença da adolescente, Nenene prossegue em seu objetivo naquela saída. Assim, após deixar a misteriosa livraria ela conduz Anita até um prédio de vários andares, do qual tem a chave. E do térreo à cobertura, todos os andares estão repletos de livros. “Sim, é um prédio de livros”, explica Sumiregawa. Pertence à amiga desaparecida de Nenene: Yomiko Readman. É a primeira vez que este nome é pronunciado no seriado, mas é uma figura habitual desde livros e mangás, passando pelos filmes anteriores. Yomiko Readman é a décima nona “The Paper” da Biblioteca Britânica, presentemente sumida do mapa.
Anita não faz a mínima ideia das tremendas complicações que a sua adolescência terá de enfrentar em futuro próximo, relacionadas com o desaparecimento de Yomiko Readman, a quem ela ainda não conhece. Mas Sumiregawa Nenene tem a certeza de que algum dia a sua amiga voltará...

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2017.



imagem: Michelle, Anita e Maggie, as três manipuladoras de papel, em combate.