Sailor Moon Clássica 14: a chegada do novo inimigo

SAILOR MOON CLÁSSICA 14: A CHEGADA DO NOVO INIMIGO
Miguel Carqueija



A saga de Sailor Moon continua evoluindo neste décimo-quarto episódio: no anterior ocorreu a morte de Jedyte, assassinado pela Rainha Beryl. O general do Reino Escuro (um dos quatro grandes ou “shittenous” que serviam Beryl) caira em desgraça por conta de seus sucessivos fracassos diante das guerreiras do bem Sailor Moon, Sailor Mercúrio e Sailor Marte. Beryl então substitui o falecido Jedyte por Nephrite ou Neflite, um sujeito arrogante e de longos cabelos negros, que tem poderes algo diferentes do outro e talvez superiores. Utilizando métodos diferentes Neflite vai a Tóquio (por razões não muito claras é em Tóquio que o Reino Escuro — Negaverso na versão em português — concentra seus esforços) e assume a falsa identidade de Masato Sanjuin. Arranja, não se explica como, uma casa numa floresta próxima, onde faz seus exercícios de astrologia mágica, para identificar vítimas em potencial dos roubos de energia, e arranja também um carro último tipo. Neflite alega que Jedyte fazia armadilhas para roubar energia de um monte de gente de uma só vez, qualquer energia; ele preferia levar o nível de energia de uma única pessoa escolhida e roubá-la de uma só vez. Ou seja, fazer com uma pessoa de cada vez.
Enquanto isso Luna, em conexão pelo computador secreto do porão da loja de jogos, como a misteriosa voz que lhe dá instrução, fica sabendo da identidade da organização inimiga: o Negaverso (no original o Reino Escuro ou Dark Kingdom). Mas ao se reunir com as três guerreiras, a gata falante não esconde seu desânimo pela atitude infantil de Serena (Usagi no original), que muitas vezes parece não levar a sério a sua missão. Luna chega a dizer “Ainda bem que a Ami e a Rei estão com a gente”, ou seja, deprecia Serena visivelmente. Luna parece ainda não ter percebido que a ingenuidade de Serena é a sua grande qualidade. De fato, mesmo que pareça menos séria que as outras, Serena tem o condão de se preocupar com os amigos e ter tempo para eles. E no momento ela se preocupa com sua grande amiga e colega Naru e a amiga desta, a tenista Hui.



Resenha do episódio 14 – “Chegou um poderoso inimigo: Neflite” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa


“Que insulto terrível para o tênis!”
(Sailor Moon)

Uma nova estratégia do inimigo dará agora o que fazer às guerreiras. Sem saber do aparecimento do novo inimigo Serena apenas deseja ajudar Naru, que está chorosa e preocupada com sua amiga de infância, a tenista Hui, cujo comportamento tornou-se repentinamente agressivo. O que Serena ignora é que o desconhecido Masato Sanjuin, que se apresentou como treinador de tênis, implantou no raquete da garota uma “youma” ou ser demoníaco, e que levada por aquela influência, Hui torna-se compulsiva, possuída pelo frenesim de jogar o que provoca a exacerbação de sua energia ou força vital. Ao aparecer no campo de treinamento Serena flagra o desfecho do processo, quando a youma sai finalmente da raquete, apresentando-se como um monstro humanoide bastante alto. Hui, com a energia pessoal roubada, desfalece, e Serena trata de enfrentar o monstro, transformando-se em Sailor Moon. Mas, como super-heroína ainda muito jovem e inexperiente, ela acaba entrando em pânico e levando a pior, mas a intervenção do Tuxedo Mask salva a situação, pois por alguma razão misteriosa ele aparece do nada quando Sailor Moon corre perigo. Neste episódio o “mascarado de fraque” mostra pela primeira vez o poder de sua bengala, que aumenta de tamanho e atinge o monstro. Quando Sailor Moon resolve afinal atacar, liquida a youma com sua tiara lunar.
Luna, que chega atrasada com Ami e Rei, admite que Serena parece ter amadurecido um pouco...
E o Tuxedo Mask se foi sem querer conversa, mantendo a sua incógnita.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2017.