KOBATO episódio 12: o conflito místico

KOBATO EPISÓDIO 12: O CONFLITO MÍSTICO
Miguel Carqueija



Neste episódio do originalíssimo seriado “Kobato” finalmente surge a explicação básica da situação encontrada no início, quando a menina Kobato desce à Terra à maneira de Mary Poppins porém acompanhada de um cachorrinho de pelúcia a quem ela chama de Senhor Ioryogi, e que na verdade é um ser cruel condenado por Deus àquela forma para acompanhar a garota em sua missão de curar corações. Essa explicação é dada — ou melhor, relembrada — por Genko, na dimensão extra onde ele se encontra na forma de urso negro, tomando conta da “Loja de Baumkuchen do Urso” (os baumkuchens são uma espécie de bolo ou torta da confeitaria alemã). Ela lembra a Zuischo (outro condenado, este em forma de pássaro) que há quatro mundos interagindo: o Celeste, dirigido por Deus, com seus anjos e santos; o Infernal, dirigido pelo demônio, com seus condenados; o Mundo dos Espíritos, governado pelo Senhor dos Espíritos (no mangá, na tradução brasileira, seria o Mundo da Fantasia) e finalmente o Mundo dos Humanos, que ninguém governa e é o único onde não se tem consciência da interação entre os mundos (nada se explica sobre o espaço cósmico e seus inúmeros mundos em nosso universo).


Resenha do décimo segundo episódio – Olhos prateados — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Eu só quero sorrir quando estou feliz e cantar uma música quando quiser.”
(tema musical da abertura)

“Por que será que ela sempre carrega aquilo?”
(Fujimoto, referindo-se ao bicho de pelúcia que Kobato sempre leva consigo)

“Tenho certeza que é algo muito importante para ela.”
(Sayaka)

“Aquela garota é desajeitada e não tem nenhum charme, e sempre coloca os outros antes dela, até ao ponto de exaustão, mesmo que eles não tenham pedido por isso.”
(Ioryogi)

“Ele mudou quando começou a viver com aquela garota.”
(Genko)

Um dos habitantes do Mundo dos Espíritos, Ginsen, uma espécie de coelho bípede e feio com um tapa-olho de pirata, tem um confronto com Ioryogi, revoltado em vê-lo naquela forma e acompanhando uma inocente menina. Embora Ioryogi esteja em posição inferior por causa da forma em que foi encantado, Ginsen, que parece violento e cruel, acaba indo embora ao perceber o quanto Kobato é importante para o outro. Parece que, apesar do seu mau gênio, Ioryogi já se modificou pela convivência com a pura e bondosa Kobato. Ioryogi, como é explicado no episódio, liderou uma rebelião contra o Céu, por motivos difíceis de compreender, mas ele e seus aliados foram vencidos e transformados por castigo. Genko ficou na forma de urso, tomando conta da loja onde cozinha seus “baumkuchens” para uma freguesia misteriosa. Ioryogi recebeu a incumbência de ajudar e orientar Kobato que é enviada à Terra para “curar corações feridos” durante um certo período.
Detalhe curioso é que Fujimoto, na creche, parece já desconfiar que existe algo de estranho naquele feio bicho de pelúcia que Kobato leva para toda parte...

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2017.




Kobato e Ioryogi imagem pinterest
personagens da CLAMP