Sailor Moon Clássica 11: terror no parque

SAILOR MOON CLÁSSICA 11: TERROR NO PARQUE
Miguel Carqueija


A situação de Jedyte, maligno general do Negaverso ou Reino Escuro, está se agravando. Por um lado, pressionado pela Rainha Beryl, irritada pelos seus sucessivos fracassos; por outro lado, não consegue derrotar as guerreiras, que já são três. As armadilhas montadas por Jedyte para sugar as energias dos seres humanos foram sucessivamente desmontadas por Sailor Moon, e agora também por Sailor Mercúrio e Sailor Marte.
Mas, entre as guerreiras também existem problemas. Apesar da moderação de Ami Mizuno, a “zen” e estudiosa Sailor Mercúrio, e das admoestações da gata falante Luna, o relacionamento entre Usagi Tsukino (Sailor Moon) e Hino Rei (Sailor Marte) começa muito mal, com constantes briguinhas de garotas adolescentes, onde elas quase chegam às vias de fato. Mas elas terão de esquecer as brigas e se unir, pois combatem pelo bem e contra o mal...



Resenha do episódio 11 – “O PARQUE DE DIVERSÕES” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Rainha Beryl........................................................Keiko Han

“É verdade que eu me sinto mais tranquila quando estamos juntas, mas também é verdade que ainda não pdemos baixar a guarda: a batalha ainda não terminou.”
(Luna)

“Não posso perdoar por se aproveitar do coração puro das crianças sonhadoras!”
(Sailor Moon para a maligna)

Não dispondo de pistas para procurar a nisteriosa princesa (parte da missão segundo Luna) todas acatam a sugestão de Ami, de investigarem fatos estranhos. E um, a inteligente Ami já identificou: um novo parque de diversões, a “Casa dos Sonhos” onde teriam ocorrido desaparecimentos de visitantes. As quatro (as três garotas e mais a gata) dirigem-se ao parque mas a investigação corre de forma desastrosa por conta dos desentendimentos entre Usagi (Serena na versão brasileira) e Rei. Fato intrigante é a presença naquele dia, de Mamoru Chiba (Darien na dublagem brasileira, nome que não tem nada a ver com o original), que esbarra constantemente com a Serena e com ela também troca farpas. Mas Hino Rei, cujas intuições são notáveis, percebe que Mamoru parece com o enigmático Tuxedo Mask (ou no original Tuxedo Kamen, o mascarado de fraque). Serena recusa-se a crer nisso.
O interessante é que, apesar das brigas constantes, com gritinhos e língua de fora (essa é a parte de leitura adolescente... pois a série Sailor Moon penetra muito no universo das meninas), Sailor Moon e Sailor Marte se unem vigorosamente na hora de enfrentar a “youma” ou maligna que controla o parque. O “fogo de Marte” de Rei chega a se unir à tiara lunar arremessada por Usagi, na hora do combate com o ser maléfico. A Jedyte resta mais uma vez a frustração diante da derrocada de mais um dos seus planos.

Rio de Janeiro, 8 de maio de 2017.


(Jedyte, oponente de Sailor Moon)
(imagem do cabeçalho: Sailor Moon)
seriado de tv da Toei (Japão) sobre criação de Naoko Takeushi)