KOBATO episódio 11: a Confeitaria Tirol

KOBATO EPISÓDIO 11: A CONFEITARIA TIROL
Miguel Carqueija



Neste décimo-primeiro episódio do seriado da garota que desceu do Céu vemos Kobato se preocupar com um caso prosaico mas onde mais uma vez se manifesta seu caráter benfazejo. Motivada pelo exemplo de Fujimoto, que em vez de se divertir arranja empregos temporários para ajudar Sayaka a amortizar a dívida da Creche Yomogi, Kobato resolve fazer o mesmo e arranja um emprego de fim-de-semana na Confeitaria Tirol, onde reencontra Ueda, o rapaz que ela já conhecera casualmente no episódio do guarda-chuva. Ueda é o gerente e proprietário da confeitaria, onde trabalha apenas a jovem Yumi. Kobato, como sempre, é sôfrega em ajudar e atender todo mundo, o que nem sempre dá bom resultado, mas Yumi tem paciência e ensina direitinho o serviço com os doces e bolos. Entretanto, ao perceber alguma preocupação secreta em Ueda, e por terem Chise e Chiho lhe falado sobre o trabalho de detetives, Kobato resolve bancar a detetive e investigar (usando até uma lupa) o que está afligindo o dono da confeitaria.


Resenha do décimo primeiro episódio – Detetive Hanato Kobato - do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Foi um lindo caso em que ambos estavam apenas pensando um no outro.”
(Kobato)


O que não falta na série “Kobato” é doçura, manifestada não apenas pela personagem principal (de quem se pode alegar que não é uma pessoa deste mundo) mas de outras personagens como Yumi e Ueda neste episódio ou Sayaka e as gêmeas ao longo do seriado. São raras hoje em dia as séries que investem na doçura e não na violência pelo que se pode considerar inestimável esta criação da CLAMP, o quarteto feminino responsável por tantos clássicos do desenho japonês.
O contraponto está, claro, no mau humor de Ioryogi (um tanto atenuado neste capítulo) que, mesmo reduzido à forma de bicho de pelúcia, consegue comer as gulodices que Kobato lhe traz...

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2017.