Uma Prova de Amor

Título: Uma prova de amor
Título original: My Sister's Keeper Um
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2009
Tempo de duração: 1h e 46 minutos
Distribuidora: PlayArte
Censura: 12 anos

     "O filme “Uma Prova de Amor”, trás como foco uma adolescente com câncer terminal, e foca o drama de uma garotinha de 11 anos que começa a questionar sua existência, uma vez que tem conhecimento de que foi concebida na esperança de ser a salvadora de sua irmã mais velha, a qual tem anemia desde criança. 
     Ao longo dos seus 11 anos, Anna foi submetida a vários procedimentos e cirurgias, fazendo doações desde células do cordão umbilical até medula para sua irmã. Chegando a um ponto crítico, ela se vê obrigada pelos pais a doar um rim para a irmã, mas decide, ao invés disso, contratar um advogado para defender os direitos sobre seu próprio corpo. 
     No desenrolar do filme, a doença de Kate vista por vários ângulos, pois os
conflitos e problemas causados pela doença afetam toda a família. Embora Anna se sinta usada, o irmão do meio, Jesse, tem seus problemas ignorados, o relacionamento de seus pais está desmoronando e em meio a tudo isso, Kate tenta apenas sobreviver.
     O filme é ótimo, comovente. Porém com ele podemos tirar algumas
explicações e mesmo reflexões sobre o que é ético ou não. E diante dele surge a pergunta: Até que ponto pode ser ético? E até que ponto a ética pode interferir? 
     Visto que ao analisar o filme percebemos que se trata de uma menina menor de idade, a qual os pais são seus tutores legais e por isso tem todo o poder de decisão, decide por doar o seu rim para a irmã na tentativa de salvar esta. Porém, Anna parece ter uma missão desde seu nascimento, pois vem fazendo doações e cirurgias em prol da irmã Kate, desde o embrião. No entanto, agora cansada da e afetada pelas cirurgias que já fizera ela decide negar fazer a doação do rim. 
     Será ético o amor de uma mãe por uma filha a ponto de sacrificar a outra? Ou mesmo serão éticos os profissionais da saúde fazer essa cirurgia mesmo sabendo que não é do agrado e consentimento da paciente “doadora” em questão? 
     O Principio da Beneficência segundo os termos da Resolução da Bioética, significa fazer o bem visando o maior benefício para o paciente. Um dos princípios éticos dos profissionais da saúde é o de não causar prejuízo ou dano a alguém quando da execução de seus atos profissionais. Portanto, ao fazer uma analise critica e reflexiva sobre o que trata o filme “Uma prova de amor”, percebe-se que a intenção do autor era abordar o assunto ético no ambiente profissional, no caso, no ambiente hospitalar e científico".
     
     "Trata-se de direito personalíssimo, envolvendo a vida humana, questões filosóficas, éticas e religiosas. Vale salientar, que devem ser observados os princípios da autonomia, do interesse do menor, e da dignidade da pessoa humana. Desse modo, o paciente é o único responsável pelo próprio corpo, necessitando, assim, de análise profunda e consciente por parte do doador, sobre a disponibilização de seus órgãos. 

     De outro modo, a Bioética e a reprodução humana tem por finalidade a geração de seres humanos através de casais com problemas de infertilidade. Entretanto, é admitida pela legislação brasileira a prática de transplante para fins terapêuticos, através de hospitais públicos ou privados, por equipes médicas-cirúrgicas de remoção e transplante, devidamente autorizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), desde que não sejam comercializados.
     Vale ressaltar, que fere os princípios da autonomia e da autodeterminação, decidir sobre transplantes, tecidos e doações de órgãos de outrem, sem o seu consentimento. Assim sendo, a autonomia da vontade assegura a escolha do indivíduo na tomada de decisão, na esfera particular, em conformidade com seus próprios interesses e preferências.
     Os direitos fundamentais estão presentes, desde a doação de um órgão até o transplante do doador ao receptor, no que concerne à vida, à saúde, à integridade física, à liberdade de consciência, à formação da personalidade, e o direito ao próprio corpo (direito à automutilação), competindo ao doador decidir se deve ou não doar seus órgãos, desde que tal decisão não prejudique a si próprio".
 

Fontes:
NASCIMENTO, Gilvan Sales do. Resumo do filme: Uma Prova de amor. Itaberaba: 2012. Disponível em: Acesso em 19 abril 2016.
Disponível em:  Acesso em: 19 abril 2016.

Para discussão e registro nos comentários:
1. O direito de Anna em ser dona de seu próprio corpo é superior à vida da irmã?
2. Ela tem noção de que negando doar seu rim a irmã morrerá?
3. A caçula está preparada para carregar essa culpa?
4. Qual o papel dos pais nisso tudo?
5. Sara pode negligenciar os filhos e o marido para cuidar de uma filha?
6. Foi necessária à busca do Tribunal para por termo ao conflito?
Tratando-se do ponto de vista ético, verifica-se que o filme aborda a questão da gravidez programada, e não somente desejada, com um objetivo de criar um embrião compatível com aquela que precisa de doação da medula.
7. Seria isso ético?
8. Seria isso justo para aquele que virá ao mundo, para aquela criança que terá que passar por vários procedimentos médicos, sem o direito de escolha?
9. Você, como futuro pai ou mãe, concorda com o planejamento genético para salvar a vida de um outro filho?


Gilvan Sales do Nascimento e Administradores.com