Kobato episódio 10: o passado de Fujimoto

KOBATO EPISÓDIO 10: O PASSADO DE FUJIMOTO
Miguel Carqueija



O episódio 10 de “Kobato” é uma reminiscência. Sayaka conta para Kobato como seu falecido pai trouxe, muito tempo atrás, o órfão Fujimoto para ficar na creche. Calado, carrancudo, o menino não falava com os colegas e mesmo com ela se recusava. Um dia porém algo aconteceu que quebrou o gelo do menino, e seu amor pela música o levou a tocar uma melodia no órgão da creche. A mesma canção que agora, passados muitos anos, Kobato cantarola sem saber de nada e Fujimoto, que reprime seus próprios sentimentos, se aborrece em escutar...


Resenha do décimo episódio – O dia do garoto do órgão - do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Sob o azul, o azul do céu, entre a grama macia na beira do rio, vamos brincar de esconde-esconde no meio dos campos de girassóis, vamos soprar bolhas de sabão para o céu. Perseguir aquele branco, o branco das nuvens. Corra, corra, com os amigos ao seu lado você pode ver tudo no topo das grandes montanhas; procure, continue procurando por novas maravilhas.”
(Canção interpretada por Kobato e antes tocada em órgão por Fujimoto)



Aos poucos Kobato vai penetrando no mistério que envolve a personalidade fechada de Fujimoto. Criado na creche, a lealdade do rapaz de óculos a Okiuna Sayaka é tamanha que, fora do horário de trabalho no local, ele se desdobra entregando “pizzas” e fazendo outros serviços aqui e ali para ganhar algum dinheiro... visando ajudar a pagar a dívida da instituição. Como o próprio Ioryiogi descobriu por seus meios, no passado o falecido pai de Sayaka foi iludido e contraiu uma dívida que não pôde ser paga, e está sendo cobrada por gente perigosa. Kobato quer também ajudar Sayaka, mas na sua inocência nem sabe direiro o que fazer.
Este episódio mostra cenas de grande delicadeza, como o amor das crianças pelos girassóis da creche – tão grandes e belos – e como o coração frio do então garoto Fujimoto é tocado quando vê Sayaka enfrentando (ainda que tremendo de medo) dois adolescentes atrevidos cuja bola entrou violentamente no lugar e machucou uma menina, e ainda pularam lá dentro para recuperar o objeto, quase esmagando um girassol. No fim eles se desculparam e foram embora levando a bola. A partir daí Fujimoto se abriu mais com Sayaka e anos depois, já com ele adulto, Kobato chega à creche. Mas ninguém sabe que ela vem de outro mundo...

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2017