Sailor Moon Clássica 8: surge a Guerreira da Sabedoria

SAILOR MOON CLÁSSICA 8: SURGE A GUERREIRA DA SABEDORIA
Miguel Carqueija



O oitavo episódio de “Pretty Guardian Sailor Moon” (A bela guardião Sailor Moon) apresenta uma importante evolução dos acontecimentos que é o aparecimento da segunda guerreira, Sailor Mercúrio, algo que vem dar um especial alento à vida de Usagi Tsukino, que vive entediada por sua ligação com uma missão ainda incompreensível para ela: localizar e lutar contra demônios extra-dimensionais que absorvem energia dos seres humanos com propósitos desconhecidos. Aborrecida porque a gata Luna está sempre cobrando dela vigilância e ação, ela que é uma adolescente de 14 anos cheia de sonhos inocentes e até de frivolidades da puberdade, Usagi Tsukino questiona a gata, que afinal admite não saber grande coisa sobre a missão. As memórias de Luna ainda não voltaram de todo e as de Usagi, a Sailor Moon, menos ainda. Mas por que lutar? Por que não ter mais liberdade para pensar em outras coisas se afinal Usagi não pediu para assumir missão nenhuma, e nem sabia ter dentro de si aqueles poderes? Pode-se resumir o sentimento de Usagi por estas palavras: “Por que eu?”


Resenha do episódio 8 – “A garota gênio é um demônio? Escola de lavagem cerebral” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Gurio Umino (Kelvin)..........................................Keiichi Namba
Ikuko Tsukino......................................................Sanae Takagi
Shingo Tsukino..................................................................Chiyoko Kawashima
Kenji Tsukino........................................................Yuji Mashi
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa


“É seu inevitável destino que você deve enfrentar o inimigo e encontrar a princesa.”
(Luna)

“Quem é o inimigo?”
(Usagi Tsukino)

“Algo que não é humano, e muito perverso.”
(Luna)

“Eu achei que ela era um anjo porque veio voando.”
(Ami Mizuno referindo-se a Luna, quando a gata lhe cai no ombro)

“Estudar é a única coisa que eu posso fazer.”
(Ami Mizuno)

“Os gênios deveriam contribuir para a paz mundial!”
(Sailor Moon)

Uma pista falsa leva Sailor Moon ao encontro de outra guerreira, esta ainda não despertada, a Sailor Mercúrio. Luna, que numa sala secreta (na verdade um nicho dimensional) da casa de jogos eletrônicos onde Motoki trabalha entra em contato pelo computador com uma voz misteriosa que a oriente. Luna queixa-se de Sailor Moon, que a seu ver não é uma pessoa confiável. A gata guardiã ainda não entendeu que Sailor Moon é uma guerreira em evolução, que só tem 14 anos, e que precisa de um tempo. Mas Luna captou uma energia misteriosa que vem de uma das alunas do Colégio Juuban Júnior onde estuda Serena (Usagi Tsukino, isto é, Sailor Moon) mas em outra classe. Independente disso Usagi, Naru, Umino e outros colegas comentam a estranha personalidade de Ami (atenção: o nome é japonês, pronuncia-se foneticamente como se escreve, não é “Amy” inglês), que se destaca como a primeira ginasiana do Japão, sempre com as notas mais altas e, como pequena gênia, vive isolada pois os demais alunos a vêem como esquisita e metida. Mesmo o nerd Umino, que vive aparecendo de repente na conversa das meninas, dando-lhes susto (e levando até um cascudo da Naru) não é suficientemente intrometido para se aproximar da Ami.
É Serena, que tem alma pura e não se deixa levar por preconceitos, quem afinal se aproxima de Ami, depois que Luna pula no ombro da menina para examiná-la de perto, cheia de suspeitas. Mas Luna se surpreende com o afago carinhoso que Ami lhe faz. Serena se aproxima, chama a gata e se apresenta. No início o interesse de Usagi, em fazer amizade com Ami, é ter alguém que a ajude nas lições. Mas Usagi gosta sinceramente das pessoas com quem faz amizade e logo arrasta a tímida Ami para o fliperama, onde sem nunca ter jogado a menina-gênio bate todos os recordes de pontos.
Porém Ami logo se despede e corre para o curso de complementação que está fazendo, num colégio novo. Esquece porém um disquete, e o exame feito pela gata (que sabe mexer em computadores; anotando que na década de 90 utilizava-se disquetes e não pen-drives, que são mais modernos) revela tratar-se de um programa de lavagem cerebral. As suspeitas de Luna, de que Ami é uma “youma” (monstro ou demônio do folclore japonês) crescem; até Usagi parece se convencer disso e, ao invadirem o tal seminário, ela está disposta a confrontar Ami.
Só então se revela que não só Ami é de todo inocente, como a youma é na verdade a professora do curso, que se revela como o monstro que é, apenas interessada em extrair a energia dos estudantes e dominar as suas vontades. Luna finalmente reconhece, por um sinal luminoso aparecido na testa de Ami, que aquela garota é uma guerreira sailor, e lhe atira um dos itens encantados (que Luna pode fazer surgirem quando necessário): a respectiva caneta de transformação. O clímax do episódio é a luta de Sailor Moon e Sailor Mercúrio contra o monstro. Porém, no encerramento do episódio prevalece a amenidade; contente por conhecer Sailor Moon, Ami, a Sailor Mercúrio, aperta-lhe a mão e diz: “Juntas combateremos as entidades do mal.”
Há muita coisa bonita na série, como a capacidade que pessoas como Usagi e Ami têm de ruborizar (coisa que hoje em dia passa por antiquada mas indica senso de pudor, de recato) ou de entenderem claramente a diferença entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.

Rio de Janeiro, 12 de abril de 2017.




Sailor Moon, Sailor Mercúrio e demais personagens da série, criações de Naoko Takeushi levadas á tela pela empresa Toei do Japão.