Resenha - Mostra Curtas Premiados 2017

Como parte da cultura cinematografia do Brasil, o Itaú cultural promoveu entre os dias 29 e 31 de março a 3ª Mostra Curtas Premiados, com produções nacionais que se destacaram em festivais no Brasil e no exterior. Eu tive a oportunidade de ir à exibição dos curtas premiados na sexta feira, 31 de março. A apresentação foi uma mistura entre minidocumentários, animações e ficção, todos com um objetivo em comum, a crítica social. Entre os curtas estão, Madrepérola (documentário), Quando os dias Eram Eternos (animação), Abissal (documentário), Índios no Poder (documentário) e Estado Itinerante (ficção).

Os documentários que mais chamaram a atenção pela realização e história foram Madrepérola e Estado itinerante.

O primeiro filme aborda os preconceitos sofridos por meninas acima do peso. O curta conta através de testemunha as vivencias de seis meninas que passaram por preconceitos por sua aparência física, afetando psicologicamente a maneira de pensar e interagir na sociedade por causa do padrão estético estabelecido. Além disso, o documentário tem uma direção de fotografia e uma produção louvável, que enriquecem ainda mais as histórias e vivências contadas. O curta tem direção de Deise Gabriela e produção de Clara Moraes.

Por outro lado, o curta Estado itinerante, com direção de Ana Carolina Soares, nos apresenta uma visão realista do lado mais íntimo de muitas mulheres da periferia do Brasil, através de uma menina cobradora de ônibus que esconde durante todo o filme um segredo de insatisfação, que por momentos deixa fugir seu lamento através de seu olhar. Esse olhar que nos transporta a situações de violência doméstica e machismo transversalmente do comportamento de uma mulher simples. Aliás, o curta também mostra a amizade e cumplicidade entre mulheres que têm que ser cada dia mais fortes por necessidade e opressão da própria sociedade. No lado técnico, essas cenas são apoiadas nos planos fechados, detalhes do rosto da protagonista que é possível ser transportado para o próprio ônibus onde ela trabalha, enquanto aos planos abertos são utilizados para perceber os riscos que aquelas mulheres sofrem.

Trailer: Madrepérola aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=jsGQjDK1ojc

Luizinho Mano
Enviado por Luizinho Mano em 10/04/2017
Código do texto: T5966943
Classificação de conteúdo: seguro