KOBATO episódio 9: amizade estremecida

Miguel Carqueija

 
 
Chegando o verão, ocorrem festivais típicos no Japão, com fogos de artifício, roupas típicas etc. Mas é nesse clima que Kobato Hanato descobre um pequeno drama aparentemente sem importância mas que envolve a sensibilidade aguçada de garotas repletas de bons sentimentos. Por um desses acasos que a gente desconfia que não são acasos Kobato trava conhecimento com Natsuki e Yukino, duas adolescentes que estudam na Academia Seinan e que são amicíssimas desde a infância. Entretanto alguma coisa aconteceu que aos poucos vai afastando as duas. Mesmo que, à primeira vista, Kobato não tenha nada com isso, o seu generoso coração lhe diz que ela deve fazer alguma coisa...
 

Resenha do nono episódio – Uma memória de verão – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

 
“Seja como for, as coisas não podem continuar assim.”
(Kobato)

 
            Mesmo aguentando o mau humor constante de Ioryogi (relembrando, um poderoso ser do mundo da fantasia, que se rebelou contra o Céu e foi reduzido por castigo à forma de um cachorrinho de pelúcia e condenado a acompanhar e orientar Kobato numa missão de amor na Terra – algo parecido com as penas de “serviços comunitários”) Kobato tem como foco de sua ação ajudar as pessoas que sofrem, mesmo se for sofrimento de sentimentos. Na sua investigação, descobre que Yukino está faz tempo apaixonada por fotografia, e Natsuki secretamente desfaz desse “hobby” por considerar a amiga apenas uma amadora incompetente. De alguma forma a falta de entusiasmo de Nat e seu excessivo senso crítico (dificilmente ela encontrava com a amiga sem criticá-la em alguma coisa, tipo o penteado) foi afastando duas amigas que eram como irmãs.
            A chave de tudo porém serão os pingentes que, no passado, as duas meninas trocaram como sinal de eterna amizade. Depois de destratar Yukino diante de outras colegas por causa de sua paixão por fotografia, Natsuki se arrepende e já não sabe como fazer. Então descobre que o pingente em forma de bichinho desapareceu e aparentemente caiu na cesta de lixo, já então esvaziada. Ela vai procurar em desespero nas latas de lixo do lado de fora do prédio, numa cena patética, e nessa situação é encontrada por Kobato, que foi procurá-la por dever de consciência (Kobato assistira à cena e concluíra que precisava falar com Nat sobre sua aittude). Mas, Natsuki já está tomada pelo remorso: ela entende o sumiço do pingente como castigo pela ofensa à amiga. Curiosamente Kobato, mal começa a procurar, talvez por não ser ela uma criatura deste mundo, encontra o pingente. Quando enfim Natsuki e Kobato localizam Yukino sozinha e triste num parque, com a auto-estima baixa, e Natsuki mostra o pingente, Yukino mostra o seu (trocado há tempos com Natsuki) que ela portava no pescoço. “Você ainda o tem!” e as lágrimas vêm a Natsuki.
            A generosa intercessão de Kobato valeu que mais cristais místicos surgiram no pote que ela guarda, e que, flutuando no interior do mesmo, sinalizam o avanço da missão de amor da menina que desceu do Céu...
 
Rio de Janeiro, 6 de abril de 2017.