KOBATO episódio 7: à procura de Fujimoto

KOBATO EPISÓDIO 7: À PROCURA DE FUJIMOTO
Miguel Carqueija



A singela Kobato não para de se esforçar, tamanha a sua vontade de ajudar os outros, mas acaba irritando Fujimoto quando tenta ajudá-lo a pintar cadeiras da creche. Ela acaba entornando tinta em si mesma e derrubando uma lata de tinta. Kobato é assim desajeitada, e até as crianças da creche, que se divertem com ela, observam coisas como “Kobato caiu de novo” e “mais uma vez tropeçou em nada”. Quando Fujimoto, aborrecido com Kobato, vai para a faculdade esquecendo um documento (suas anotações de estudo) Sayaka pede à menina que vá lá entregar a ele. Mas não é fácil encontrar Fujimoto na vastidão da faculdade (e ela, que vem de outro mundo, nem sabia o que é isso). Mas encontra um estudante muito amável, Domoto Takashi, que se propõe ajudá-la na procura.


Resenha do episódio 7 – Uma pessoa gentil – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“A coisa mais simples da vida acaba sendo a mais difícil”
(da canção-tema)

“Eu deixei o Fujimoto-san irritado de novo.”
(Kobato)

“Eu gostaria de poder ajudar todo mundo.”
(Kobato)

O episódio 7 de “Kobato” é bem didático, pois mostra a diferença entre aplicar a caridade com critério e sem critério. Na jornada que Kobato faz pela universidade junto com Domoto, a quem ela logo admira por sua imensa prestatividade, a garota percebe duas coisas. Uma, que outros alunos com frequência pedem ajuda a Domoto, por suas dificuldades no ensino. Outra, que Fujimoto, embora possa fazer a mesma coisa, nega-se a ajudar. Kobato pensa que Fujimoto está sendo mau e que Domoto é uma pessoa maravilhosa. O próprio Domoto porém explica a Kobato que admira Fujimoto, pois ele próprio não sabe dizer “não” às pessoas. E que a atitude de Fujimoto, que o torna antipático e pouco apreciado por colegas, é a correta.
Ora, Domoto é procurado por um rapaz cujas notas andam baixas e precisa de um “arranjo”. Domoto procura o professor e consegue que o mesmo dê um “jeitinho” (isso faz lembrar o tal “jeitinho brasileiro”?), isso graças ao seu prestígio na faculdade. Fica claro que Domoto é bom mas tem caráter fraco, pois acaba ajudando colegas que não querem se esforçar, e querem que os outros dêem um jeito para eles ou elas. Ou seja, Domoto pratica a caridade indiscriminadamente, sem o bom senso. Para Kobato é difícil compreender essas nuances por causa da sua extrema ingenuidade perante os fatos da vida, visto que ela não é deste mundo. Mas, uma coisa ela enxerga claramente: Domoto é uma boa pessoa e merece que se diga isso a ele.
E assim Kobato vai acumulando experiências enquanto desenvolve a sua missão de ajudar as pessoas.

Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2017.


Imagem: dvd da série)