Kobato episódio 2: o menino que esperava a mãe

KOBATO episódio 2: o menino que esperava a mãe
Miguel Carqueija



Alternando entre o parque e a creche de Sayaka, Kobato, que ainda se encontra ao relento, trava amizade com um menino sofrido chamado Toshihiko. Ao encontrá-lo no balanço do parque, já após a liberação da creche, ela se admira; o garoto explica que sua mãe trabalha muito, após o divórcio, para poder sustentá-lo... por isso chega tarde em casa e ele tem de esperá-la na rua.
Toshihiko se revolta porque as pessoas falam mal de sua mãe, achando que ela liga pouco para ele. Mas não é verdade, diz ele com ênfase, angustiado: ela é uma ótima mãe.
Tokihiko se espanta quando escuta palmas: é Kobato aplaudindo a sua mãe. Kobato cobre de elogios aquela pessoa a quem nem conhece; a criança, assim tocada, abraça-se chorando à adolescente.


Resenha do segundo episódio – O confeito brilhante – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Mesmo se alguém ferir meus sentimentos eu continuarei correndo ao encontro da luz.”
(canção-tema)

“Nossa, tudo é positivo sob o seu ponto de vista!”
(Ioryogi para Kobato)

Neste segundo episódio a jornada de luz de Kobato na Terra já começa a dar frutos. Mesmo enfrentando broncas de Ioryogi, já mal-humorado por estar na forma encantada de um bichinho de pelúcia – ela consegue se introduzir na Creche Yomogi, onde presta serviços voluntários, apesar da desconfiança de Fujimoto. Sayaka, porém, confia nela. Kobato ainda não tem ideia das reais dificuldades da creche, mas fica muito alegre quando o primeiro fragmento espiritual (“confeito”) surge flutuando dentro do frasco místico, significando que ela conseguiu curar um coração ferido ou partido. O de Toshihiko. Ela nem havia percebido, mas Ioryogi explicou: Kobato elogiara a mãe do menino e fôra gentil com ele. Uma prova de bondade. Mas a missão de amor de Kobato está apenas começando...

(Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2016)